Thalia Varela
Thalia Varela

16/05/2025, 14h


Os servidores da saúde de Parnamirim se reuniram em Assembleia da Categoria nesta sexta-feira (16), um dia após realizar uma paralisação de 24h com ato público, que garantiu aos trabalhadores uma reunião com a participação da Prefeita, Profª Nilda. A partir dos assuntos tratados na reunião com a gestão, que serão pontuados mais a frente no texto, a base decidiu continuar mobilizada e realizando atividades semanalmente até o início de junho. 

 

Sendo assim, após a apresentação e defesa das propostas, a categoria aprovou por unanimidade uma manifestação na próxima terça-feira, dia 20 de maio. A concentração vai acontecer na UBS Cohabinal a partir das 9h da manhã, com caminhada até a Prefeitura de Parnamirim. O objetivo dessa atividade é denunciar a população parnamirinense a realidade cruel enfrentada pelos profissionais de saúde do município, que além dos baixos salários, também seguem com suas gratificações cortadas, sem direito às progressões ou afastamentos para formação, além de outros direitos embargados devido ao decreto da prefeitura. 

 

A categoria também aprovou uma mobilização no dia 29.05, em frente ao local onde vai acontecer a Mesa SUS. Os trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Parnamirim voltam a se reunir em Assembleia com indicativo de greve, no dia 03 de junho, às 9h da manhã com local ainda à definir, para avaliar a adesão dos profissionais, as propostas apresentadas pela gestão, e votarem os próximos passos da luta no município. 

 

Confira os pontos discutidos com a Prefeita, Profª Nilda, na reunião de ontem (15): 

Revisão do decreto: A prefeita informou que o decreto será revisado e publicado com algumas alterações até o dia 17 de maio. Dentre elas, a retirada do artigo que suspendia a concessão do terço de férias dos servidores, medida que já era avaliada pelos sindicatos como inconstitucional. Além disso, a gestão também destacou que após a publicação do decreto será feito um levantamento, num prazo de 20 dias, para a elaboração de um plano de pagamento do terço de férias dos servidores que solicitaram e gozaram seu direito sem remuneração. Após a publicação do decreto, quem solicitar férias deverá ter o direito ao terço de férias garantido. 

 

Formação de comissão: Quanto aos demais artigos do decreto que versam sobre os direitos dos servidores como gratificações, insalubridade, progressões, incentivo a qualificação e etc. A gestão também pediu um prazo de 20 dias, para formar uma comissão que vai elaborar um planejamento a fim de sistematizar a revogação dos demais pontos. 

 

Progressões de Nível: Os servidores reivindicaram na reunião, mais transparência em relação às progressões de nível. A categoria pediu que os informes, quantitativos e nomes daqueles que progrediram sejam repassados na Mesa SUS. E que os processos de progressão e de qualificação não fiquem mais embargados na Procuradoria, que se concentrem apenas na SESAD. 

 

-Cadastro de reserva: Após cobrança, foi informado na reunião que no último sábado 10.05, saiu uma convocação do último concurso da saúde, com 25 vagas para preencher as vacâncias. A procuradoria informou na reunião que está realizando um levantamento em relação às novas vacâncias, para apresentar até o fim de maio no Ministério Público. 

 

Mesa SUS de Parnamirim: A próxima reunião da Mesa Sus, ficou agendada para o dia 29 de maio. A categoria reivindica a  formalização e publicação dos representantes da gestão que vão compor e deliberar na Mesa SUS.