Fernanda Soares
Fernanda Soares

30/09/2025, 13h


Na manhã desta terça-feira (30), os servidores e servidoras da saúde de Parnamirim realizaram uma assembleia para avaliar o andamento das negociações com a gestão municipal e definir os próximos passos da luta. A atividade ocorreu dentro da paralisação de 24 horas aprovada na última assembleia .

Durante o encontro, foi repassado o informe sobre as negociações, marcado pela falta de interesse da prefeita Nilda Cruz (Solidariedade) em atender as reivindicações da categoria. Além disso, servidores denunciaram que a reposição de 7,5% concedido pela gestão não contemplou todos os trabalhadores, deixando parte da categoria de fora. A próxima reunião de negociação da Mesa SUS está marcada para o dia 10 de outubro. 

Diante da lentidão e do descaso da gestão, a assembleia aprovou um novo calendário de mobilizações, com paralisações semanais de 24 horas. A próxima acontece no dia 09 de outubro, na Unidade Básica Suzete Cavalcante. Em seguida, estão programadas as seguintes paralisações (todas no período da manhã):

-15 de outubro: Paralisação na UPA;
-21 de outubro: Concentração na Unidade de Santo Reis, com caminhada passando pelo Hospital Deoclécio Marques e encerramento no CIS;
-31 de outubro: Assembelia, em frente à Prefeitura.

Desde abril, os sindicatos tentam avançar na pauta apresentada à prefeita, mas a maioria dos pontos segue sem resposta. Enquanto isso, os trabalhadores continuam enfrentando salários defasados, progressões e incentivos congelados, déficit de profissionais e condições precárias de trabalho.

O Sindsaúde/RN convoca toda a categoria a se manter firme e unida, somando forças nas paralisações para pressionar a gestão. Nenhum direito a menos! A saúde de Parnamirim merece respeito!