Fernanda Soares
Fernanda Soares

10/07/2014, 15h


Na próxima quinta-feira (17), os servidores da saúde de Natal e municipalizados farão a primeira assembleia após a suspensão da greve do município. A reunião ocorrerá no auditório do Sindsaúde, às 14h. A greve dos servidores da saúde de Natal foi suspensa por decisão judicial, durante a Copa do Mundo, em um atentado ao direito de greve e de manifestação. Os servidores acataram a decisão, mas prometeram retornar o movimento após o final da Copa, que encerra no dia 13.

Durante o período da suspensão, a Prefeitura de Natal promoveu o desconto dos dias parados dos servidores em greve, referente ao mês de maio, mesmo sem a greve ter sido declarada ilegal. A resposta dos servidores veio com um panelaço em frente à Prefeitura. O Sindsaúde levou a denúncia ao Conselho Municipal de Saúde e à Câmara dos Vereadores, que aprovou por unanimidade um requerimento apresentado pela vereadora Amanda Gurgel (PSTU), repudiando o desconto.

Além destas iniciativas, o Sindsaúde aguarda a decisão do pedido que fez na Justiça no dia 22 de maio, logo após o prefeito e o secretário terem feito a primeira ameaça de corte de ponto. A ação foi impetrada no dia 22 de maio, com o objetivo de impedir o desconto. Depois de quase um mês, o Tribunal de Justiça encaminhou o processo para um juiz de 1º instância, que no dia 10 de julho notificou a Prefeitura de Natal para que esta se manifestasse, explicando as razões para o corte de ponto. O prazo para a resposta da Prefeitura acaba no dia 21 de julho.

Direitos - A greve dos servidores da saúde foi suspensa, sem avanços em diversos pontos, como o reajuste das gratificações para todos, a progressão de nível e outros direitos atrasados. No dia 11 de junho, ainda em greve, o Sindsaúde protocolou uma pauta de emergência, com nove pontos, que ainda não foram atendidos pela SMS e pela Prefeitura. Mesmo o reajuste de 5,68% não foi cumprido no prazo combinado, só tendo sido publicado em 1º de julho.

Por isso, o sindicato convoca todos os servidores da saúde a participarem da assembleia, para retomarmos a nossa luta em defesa dos direitos.