Fernanda Soares
Fernanda Soares

27/04/2022, 14h


Os servidores da saúde do município de Macau, se reuniram em Assembleia Unificada da categoria na manhã desta terça-feira (26), na Praça Monsenhor Honório, localizada ao lado da prefeitura da cidade. Além do Sindsaúde/RN e do Sintase Mato Grande, também estavam presentes os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Dentistas, Médicos Veterinários, entre outros profissionais.
 
Na ocasião o Sindsaúde/RN representado pelos diretores Paulo Martins e Francinaldo, explicou aos trabalhadores que estavam presentes, duas tabelas que mostram as perdas salariais desses servidores nos últimos seis anos. As tabelas apresentadas simulam dois tipos de reajustes, a primeira levando em consideração a correção linear de 11, 28%, dada pela última vez em 2016. E a segunda corrigindo o salário apenas pela inflação, o que não acompanha o poder de compra do trabalhador brasileiro em 2022.
 
Foi encaminhado na Assembleia a aprovação da comissão que vai participar da reunião e a atualização da pauta que inclui como proposta a correção linear de 11, 28% para  ser discutida com o Prefeito de Macau no dia 04 de maio. Foi aprovado também uma assembleia da categoria para o mesmo dia, logo após a reunião com a gestão. Os servidores aproveitaram o momento para definir os dois representantes da cidade que vão à Brasília lutar pela aprovação da PEC 09/22 dos ACS e ACE e do PL 2564/20 da enfermagem.