Fernanda Soares
Fernanda Soares

17/05/2022, 16h


Após longa espera que durou mais de 1 (um) ano, a servidora Maria Anunciada Eufrásio, 60 anos, que trabalhava como Auxiliar de Saúde, lotada no antigo Hospital Ruy Pereira - ao tempo da aposentadoria, no Hospital da Polícia -, finalmente conseguiu se aposentar como trabalhadora da saúde do RN, com a necessária intervenção do setor jurídico e coordenação do Sindsaúde/RN.
 
A conquista se deu ao empenho da assessoria jurídica do sindicato, que foi representada na situação pela advogada Viviane Miranda e Breno Abbott (Coordenador à época e atual Conselheiro Fiscal) que desempenharam um trabalho administrativo junto à SESAP e ao IPERN para resolver as inúmeras dificuldades no processo de aposentadoria da servidora. 
 
Além dos dramas relacionados à sua saúde, dona Maria precisou enfrentar a solicitação de vários documentos e a indicação de pendência de uma averbação que já havia sido apresentada desde o ano de 2012 (por precaução da própria servidora). A trabalhadora era constantemente culpabilizada pelo atraso no seu processo de aposentadoria, quando na verdade, o erro partiu da própria administração, pois o problema estava no sistema de cadastro de dados da SESAP que não estava considerando o tempo de serviço já averbado.
 
O processo que deveria ser simples e rápido, tendo em vista que a documentação já vinha sendo organizada ao longo dos anos trabalhados, contudo, só foi solucionado depois que a servidora buscou a entidade sindical e passou a ter seu caso acompanhado de perto pelo Sindsaúde/RN, que conseguiu desembaraçar a situação sem judicializar.
 
Na última sexta feira (13), a servidora procurou à sede central do sindicato para agradecer pela conquista de sua aposentadoria.