Fernanda Soares
Fernanda Soares

23/04/2014, 15h


Na manhã desta quarta-feira (23), os servidores da saúde do município de Natal realizaram uma assembleia e aprovaram a continuidade da greve iniciada no último dia 15 de abril. Após avaliar o encontro ocorrido com representantes do governo Carlos Eduardo na tarde do dia 22, a categoria aprovou também um novo calendário de lutas, com atividades de greve em todos os distritos sanitários da capital.

O Sindsaúde-RN compareceu à audiência marcada pela prefeitura para esta terça (22) na Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), mas saiu sem uma resposta satisfatória a respeito da pauta de reivindicação da saúde. O encontro contou também com a presença de outros sindicatos em greve, como o Sindas e o Sinsenat, além do SOERN, que representa os odontólogos.

Os sindicatos ficaram desapontados com o não avanço das negociações e chegaram a considerar que a prefeitura estaria protelando a situação, uma vez que o governo não levou uma nova proposta de reajuste às categorias, mantendo o percentual de 2% oferecido anteriormente.

Além disso, a coordenadora geral do Sindsaúde-RN, Simone Dutra, lembrou aos presentes que a pauta da saúde é bastante extensa e não se limita apenas ao reajuste salarial (que ela fez questão de frisar que também é importante), mas também toca na questão da segurança nas unidades, condições de trabalho e infraestrutura dos postos de saúde.

A secretária municipal de planejamento, Maria Virginia Ferreira Lopes, se comprometeu a conversar com o prefeito Carlos Eduardo após a sua chegada de viagem, no dia 28 de abril. Ela também se comprometeu a conversar com o secretário municipal de saúde, Cipriano Maia, para tratar especificamente da pauta da saúde, que ela mesma avaliou estar em situação preocupante. Porém, nenhuma data concreta ficou acertada.

“A impressão que a gente teve é que o governo marcou essa reunião de ontem apenas para ganhar tempo. A secretária de planejamento inclusive chegou a dizer que não sabia o que estava fazendo na reunião e que nem sabia o que dizer aos servidores. Diante de tanta indiferença da prefeitura, a resposta dos servidores é o fortalecimento da greve”, afirmou Célia Dantas, diretora do Sindsaúde-RN.

A partir desta quinta-feira (24), o novo calendário da greve será colocado em ação com um mutirão que percorrerá os distritos sanitários Norte I e II, com concentração às 8h na Policlínica da Zona Norte (ao lado do Nordestão do Conj. Santa Catarina). As atividades seguirão durante todos os dias (inclusive nos fins de semana) até a próxima assembleia dos servidores, marcada para o dia 5 de maio, às 9h, na sede do Sindsaúde.

No dia 28 de abril, data marcada para o retorno de Carlos Eduardo (que encontra-se na Espanha) à Natal, os servidores aprovaram ainda uma vigília de recepção no Aeroporto Internacional Augusto Severo, caso a chegada do prefeito se dê à tarde.

MOÇÃO DE APOIO

A assembleia dos servidores aprovou também uma moção de apoio aos vereadores Amanda Gurgel (PSTU) e Sandro Pimentel (PSOL), que estão respondendo a um inquérito por terem apoiado a luta dos estudantes pelo Passe Livre em 2013. A vereadora Amanda Gurgel, que participou da audiência de ontem (22) com o governo e também da assembleia da saúde municipal, está sendo acusada de calúnia por ter identificado quem era a “bancada do Seturn” na Câmara Municipal, durante a votação da bilhetagem única ocorrida no ano passado.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Sobre a Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1), que teria início nesta terça-feira (22), a assessoria jurídica do sindicato orientou a categoria, argumentando que os servidores não têm obrigação de realizar a campanha durante o período de greve, já que a campanha não se trata de atendimento de urgência ou emergência. A assembleia decidiu não se engajar na campanha agora, se comprometendo a realizá-la após o término da greve.

 

Confira o novo calendário da greve da saúde municipal de Natal:

24/04 - Quinta-feira

8h: Mutirão no Distrito Sanitário Norte

Concentração: Policlínica da Zona Norte (ao lado do Nordestão do Conj. Santa Catarina)

14h: Assembleia dos Servidores Municipalizados

Local: Auditório do Sindsaúde –RN

25/04 - Sexta-feira

9h: Debate sobre a situação financeira do município.

Local: Auditório do Sindsaúde

26/04 – Sábado

9h: Panfletagem em frente ao Midway Mall (Av. Salgado Filho)

28/04 - Segunda-feira

9h: Ato Público em defesa da saúde da Zona Norte

Concentração: Policlínica da Zona Norte (ao lado do Nordestão do Conj. Santa Catarina)

Tarde (a confirmar): Vigília de recepção ao prefeito Carlos Eduardo

Local: Aeroporto Internacional Augusto Severo

29/04 - Terça-feira

8h: Mutirão no Distrito Sanitário Oeste

Concentração: Centro de Saúde da Cidade da Esperança

13h30: Mutirão no Distrito Sanitário Sul

Concentração: Sede do Sindsaúde

30/04 - Quarta-feira

9h: Ato público na Secretaria Municipal de Saúde

Concentração: Praça Cívica

01/05 - Quinta-feira

Participação no ato do 1º de Maio pelo Dia do Trabalhador

02/05 - Sexta-feira

9h: Piquete no Hospital dos Pescadores

Encontro dos servidores de todas as unidades no Hospital dos Pescadores

03/05 – Sábado

9h: Panfletagem para a população na Rua João Pessoa (Cidade Alta)

04/05 – Domingo

9h: Piquete na Maternidade das Quintas

Encontro dos servidores de todas as unidades na Maternidade das Quintas

05/05 - Segunda-feira

9h: Assembleia Geral

Local: Sindsaúde