Fernanda Soares
Fernanda Soares

26/02/2024, 12h


Na última sexta-feira (23), o Sindsaúde/RN se reuniu com a subsecretária de saúde, Leidiane Fernandes, para tratar da pauta dos técnicos de radiologia que, infelizmente, não avançou. Conforme estamos denunciando, os hospitais do estado, contrariando a RDC Nº 611/2022 de autoria do Ministério da Saúde de da ANVISA, estão trabalhando com os dosímetros, aparelho que monitora a radiação dentro da sala de radiologia, fora da validade desde janeiro. 

 

Não houve acordo na ocasião porque a SESAP alegou não ter os aparelhos disponíveis para reposição imediata, mas que há dois contratos, um temporário e um definitivo, que levariam cerca de 15 dias para solucionar o problema. O sindicato e os (as) trabalhadores (as), no entanto, consideram o tempo inviável, visto que os profissionais que já passaram o mês de fevereiro usando o aparelho de forma irregular, continuariam trabalhando sem ter condições de aferir a quantidade de radiação ao qual estão sendo submetidos. É importante destacar ainda que o piso salarial da categoria também foi discutido e a subsecretária declarou apoio à pauta. 

 

Por este motivo, diante do impasse, o sindicato convoca os técnicos de radiologia a comparecerem na Assembleia da saúde estadual dia 6/03 às 9h no SINPOL (Av. Rio Branco, 825 - Cidade Alta, Natal) que será seguida de um Ato público da categoria em frente a SESAP para exigir a reposição dos dosímetros de forma imediata e o piso salarial da categoria. “Sem dosímetro no peito a gente não trabalha”, afirma Thyago Jefferson que é técnico em radiologia e está atuando na mobilização de greve.