Fernanda Soares
Fernanda Soares

30/11/2022, 16h


O Sindsaúde/RN foi acionado por alguns profissionais que trabalham no Hospital Alfredo Mesquita, em Macaíba, para denunciarem algumas situações que configuram desvio de função e que infelizmente são recorrentes na unidade. Isso porque, os profissionais da Saúde (da enfermagem e medicina) estão sendo coagidos a colocarem água nos setores (pegar os garrafões e levar até os bebedouros), nos finais de semana e plantões noturnos. 
 
De acordo com os relatos, é comum amanhecer o dia e os setores do Hospital de Macaíba estarem desabastecidos de água, e as pacientes puérperas, que acabaram de ter neném e estão amamentando, estarem com sede. Ainda de acordo com a denúncia, a orientação do setor administrativo da unidade é de que “quem estiver com sede, que coloque água nos bebedouros”. De acordo com a apuração do sindicato, a situação é corriqueira, e embora a Direção da unidade tenha ciência sobre o assunto, até agora nada foi feito para solucionar o problema. 
 
Além disso, como se já não bastasse as múltiplas funções que os trabalhadores da saúde do Alfredo Mesquita assumem nos seus locais de trabalho, muitos também são obrigados a trabalhar com fome! Pois segundo informações repassadas ao Sindsaúde/RN, existe o racionamento de alimentação, pois no local nunca tem o suficiente para todos os profissionais. “Quem chega primeiro na fila consegue se alimentar, já os demais que não conseguem chegar a tempo, ou comem algo improvisado ou ficam literalmente com fome”, afirma um (a) trabalhador (a) da unidade que preferiu não se identificar. 
 
Mesmo questionando a direção do Hospital Alfredo Mesquita, não há sequer um esclarecimento sobre as cobranças realizadas, tanto por parte dos funcionários quanto pelo sindicato, acerca desses problemas que giram em torno de necessidades básicas: como o acesso a água e a alimentação. Governadora Fátima Bezerra (PT), até quando os trabalhadores da saúde vão carregar as unidades nas costas? NÓS QUEREMOS RESPEITO E DIGNIDADE!