Fernanda Soares
Fernanda Soares

12/12/2022, 09h


Na última reunião de negociação da Mesa SUS, em novembro, a direção do Sindsaúde/RN  debateu sobre as condições de trabalho no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, conhecido como Santa Catarina, principalmente no que diz respeito à refrigeração ambiente, uma vez que os servidores e servidoras estavam reclamando da constante quebra dos ar condicionados.  
 
Na ocasião, o responsável  pela pasta, Eduardo, anotou as queixas e informou que o Estado estava recebendo alguns equipamentos novos e que iria providenciar alguns para a unidade, o que até agora não aconteceu. Os (as) trabalhadores (as) da nutrição e lavanderia continuam sofrendo com o problema. Atualmente, existem três ar-condicionados na nutrição que não estão funcionando ou só funcionam na função de ventilar.  Na lavanderia, por sua vez, existiam dois e retiraram um que está só ventilando também. Diante das péssimas condições, o Sindsaúde/RN recebeu a informação de que no último domingo (11) uma trabalhadora da cozinha chegou a passar mal e só não caiu porque outra colega a segurou e a levou para outro ambiente para descansar e se refrescar. 
 
Além da cozinha e da lavanderia, o banco de leite e o internamento também estão com os mesmos problemas. A reclamação é constante em todos os setores, pois a quebra também é constante. Embora haja a manutenção, pelo que foi apurado, o problema são equipamentos ultrapassados que não conseguem mais dar conta do recado. Nesta segunda-feira (12) haverá uma nova reunião da Mesa SUS e o Sindsaúde/RN se compromete em trazer à tona, mais uma vez, a temática. Não descansaremos até que o problema dos ar condicionados do Hospital Santa Catarina seja solucionado.