Fernanda Soares
Fernanda Soares

02/07/2013, 10h


Reunidos em plenária nesta segunda-feira, os ativistas do coletivo #RevoltaDoBusão decidiram realizar a próxima atividade na Zona Norte de Natal. Após a passeata do dia 28, que reuniu 10 mil pessoas segundo a imprensa, será realizada uma assembleia popular em praça pública, próximo à escola municipal Iapissara Aguiar, no conjunto Santa Catarina, nesta quarta, 3, às 15h.

O objetivo do movimento é reunir os moradores e estudantes da região, para discutir uma pauta de reivindicações comum para o transporte público. Além disso, pesou também o fato de que muitos moradores não puderam participar dos atos e passeatas, pois os empresários de ônibus retiraram os ônibus de circulação nos dias de protesto.

O movimento também aprovou a participação nos protestos do dia 11 de julho, dia nacional de greves e paralisações, convocado pelas centrais sindicais. Neste dia, os servidores da saúde terão paralisação, aprovada em sua assembleia do dia 20.

Zona Norte - Os moradores da região são os que mais sofrem com o caos no transporte público, como a frota antiga e horários reduzidos, e, desde agosto de 2012, sofrem com a retirada das linhas 28 e 03. Uma das mais carentes de Natal, a região também sofre com a situação da saúde pública, principalmente a superlotação do Hospital Santa Catarina e o fechamento das unidades do município.

No dia 27, o Sindsaúde realizou uma passeata saindo do Hospital e fechando a Avenida da Redinha, com um ato no Nordestão Santa Catarina. O protesto reuniu estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados, somando-se aos protestos nacionais.