Fernanda Soares
Fernanda Soares

28/03/2014, 16h


 Nesta sexta, os servidores da saúde do estado realizaram uma assembleia geral, no auditório do Sesc, para avaliar a greve iniciada em 19 de março. Por unanimidade, os servidores aprovaram a continuidade da greve e um calendário de atividades para a próxima semana (veja abaixo). Enquanto a assembleia era realizada, servidores do Walfredo Gurgel realizavam um protesto durante a simulação realizada pela Sesap, pelo Ministério da Saúde, e representantes da Alemanha, para o atendimento durante a Copa.

Logo após a assembleia, por volta das 13h, o Sindsaúde foi comunicado de que a governadora acabara de enviar o Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa. O Projeto está disponível no site do governo e pode ser visto neste link.

“A correção da tabela é um passo importante, e foi compromisso do governo após a greve passada. Mas não podermos recuar, vamos continuar mobilizados, fortalecer a greve e pressionar para que o projeto seja aprovado e sancionado e pelas nossas reivindicações deste ano. Se ele foi enviado é resultado da nossa luta”, afirma Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde.

O Projeto de Lei deve ser lido nesta semana em Plenário da Assembleia Legislativa. Em conversas com servidores, lideranças das bancadas comprometeram-se a colocar o Projeto de Lei em votação em urgência, para que a tabela possa ser implantada nos prazos previstos.

Além do cumprimento do acordo de 2013, a greve dos servidores da saúde possui uma pauta de reivindicações com 26 pontos, entre eles a progressão de nível de 2012, correção da tabela de produtividade, implantação da tabela de qualificação e reajuste de 12%.

Uma das principais reivindicações é a redução da sobrecarga de trabalho, provocada pelo déficit de pessoal – atualmente em 2.950 servidores – e a portaria 321/2013, que limita a troca de plantões. Nesta semana, representantes de cada hospital e do Sindsaúde estiveram em audiência com o secretário-adjunto, Marcelo Bessa, e os coordenadores do Setor de Dimensionamento da Sesap, para debater o problema. Uma nova audiência está marcada para 07 de abril, com a presença do secretário de Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca.

O Sindsaúde também reivindica uma reunião com a Secretaria de Administração, para tratar dos demais pontos econômicos.

Próximas atividades confirmadas:

Sábado, 29/03

09h – Atividade no calçadão da João Pessoa, com distribuição de panfletos e atendimento à população

 

Domingo, 30/03

- Atividades nos hospitais, carta à população e acompanhantes

 

Segunda-feira, 31/03

14h – Debates nos hospitais

 

Terça-feira, 01/04

14h – Passeata “Verdade, Reparação  e Justiça, 50 anos no golpe militar”

Concentração: Baldo