Fernanda Soares
Fernanda Soares

26/11/2013, 11h


Nesta segunda-feira (25), por volta das 21h, o Posto de Saúde da Família (PSF) de Igapó sofreu uma tentativa de assalto. Na tentativa de invadir a unidade, ladrões empurraram o ar condicionado da odontologia, que caiu, derrubando uma torneira.

O barulho chamou a atenção do vigia, que gritou e ameaçou chamar a polícia, e os ladrões fugiram.  

O posto ficou alagado (foto) e, sem água, o atendimento foi interrompido nesta terça-feira, prejudicando a população. Todos os servidores foram dispensados e o atendimento só será retomado amanhã, caso o fornecimento de água seja restabelecido. 

FALTA DE SEGURANÇA

A segurança das unidades básicas de saúde é feita por agentes desarmados, que atuam na segurança patrimonial. Nas unidades 24 horas, como o Hospital dos Pescadores, há seguranças armados. 

Em várias unidades, servidores e usuários estão expostos à violência. Em algumas, como na de Mãe Luiza, o atendimento chega a ser interrompido por falta de vigilantes.

O reforço na segurança das unidades foi uma das reivindicações do Sindsaúde durante a greve encerrada nesta segunda-feira. Em setembro, na Mesa Permanente de Negociação, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que providências, como a instalação de câmeras de segurança, estavam sendo tomadas.