Fernanda Soares
Fernanda Soares

15/08/2022, 10h


Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (15), uma paralisação geral em frente a Unidade Mista de saúde de Felipe Camarão. A população do bairro, em conjunto com os trabalhadores e trabalhadoras da unidade, denunciam os problemas estruturais do local como a falta de insumos e o sucateamento dos serviços. 
 
Recentemente, o laboratório da unidade, que realizava cerca de 60 exames por dia, foi fechado e agora o serviço é prestado em uma escala muito menor, com apenas 40 exames de sangue por semana, por exemplo. Na região, as áreas 15 e 19, não contam com a presença de médicos para atender os (as) usuários(as), na 19 o problema persiste há mais de um ano. 
 
Além disso, a população soube de uma ameaça de fechamento da unidade, motivo principal para mobilização deste dia 15. Essa precarização gradativa dos serviços, que resulta no seu fechamento, é um projeto de Álvaro Dias (PSDB) para promover o acabar com mais um serviço indispensável à população. Essa gestão nunca olhou para as necessidades da população dos bairros mais periféricos de Natal.
 
Mas, não nos calaremos! O Sindsaúde/RN se solidariza com a luta dos profissionais da saúde e dos usuários(as) de Felipe Camarão e seguirá contrário ao fechamento e firme na cobrança por melhorias na unidade.
 
  • A saúde de Felipe Camarão é pauta de denúncia do Sindsaúde/RN há um tempo. Relembre: 
 
Há 26 dias, a direção do Sindsaúde/RN esteve apurando denúncias de  problemas graves com relação à infraestrutura nas unidades de Felipe Camarão. Foram constatadas infiltrações dentro e fora das unidades, falta de ventilação e ar condicionado nas salas de atendimento, muito mofo nos ambientes, presença de objetos que acumulam água das chuvas na área externa das unidades, sendo assim, possíveis focos de dengue.
 
Nas áreas externas das unidades estavam tomadas por uma grande vegetação, criando assim, um ambiente propício para insetos e outros animais, além do risco da proliferação de doenças. Na Unidade Mista, local onde ocorreu a mobilização do dia de hoje,  registramos a presença de esgoto e saídas d'água irregulares, sem contar  a solução improvisada para o descarte da água dos ar-condicionados.
 
Confirma mais imagens da paralisação aqui.