Fernanda Soares
Fernanda Soares

22/09/2022, 11h


Há mais de três semanas o Sindsaúde/RN vem denunciando a problemática da porta do pronto socorro ortopédico da Maternidade Municipal Dr. Araken Irerê Pinto que, na última quarta-feira (14), estourou e feriu um funcionário da unidade. O vidro da porta não era temperado e nós alertamos, uma semana antes, sobre o risco dele quebrar e machucar um (a) funcionário (a) ou até mesmo um (a) usuário (a) da unidade.

A situação que já era horrível e poderia ter tido um desfecho ainda pior, segue sendo uma preocupação para os (as) trabalhadores (as) e pacientes da unidade. Isso porque a solução que a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Natal encontraram para lidar com o problema foi simplesmente ignorá-lo, ou seja, desde que a porta quebrou por completo o pronto socorro ortopédico encontra-se sem porta.

O que será que a gestão de Álvaro Dias (PSDB) está esperando acontecer agora? Um assalto? Um arrastão? ou será que um sequestro? Muitas e terríveis são as possibilidades, uma vez que a unidade é de atendimento 24 horas e, sem uma porta, os porteiros de plantão não conseguem controlar de forma segura e eficaz a entrada, saída e trânsito de pessoas no local. A realidade da unidade agora é essa: funcionários (as) e pacientes (as) amedrontados pela possibilidade de viver uma situação violenta dentro da Maternidade Araken.

Esperamos não acertar também dessa vez e noticiar uma tragédia ainda maior nos próximos dias. Pensando nisso, informamos que, caso o problema da porta não se resolva ainda essa semana, os servidores serão convocados a paralisar suas atividades durante à noite, pois ninguém é obrigado a trabalhar sem o mínimo de segurança. SMS e Prefeitura de Natal, o aviso foi dado! Exigimos a instalação de uma nova porta, dessa vez com o vidro devidamente temperado, ainda essa semana. Não iremos tolerar ter que seguir denunciando esse descaso.

Confira o vídeo aqui.