Fernanda Soares
Fernanda Soares

11/04/2013, 10h


Do dia 02 a 15 de abril está ocorrendo nas universidades federais e hospitais universitários de todo país o plebiscito nacional sobre criação da EBSERH, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A criação da empresa é uma política de gestão dos Hospitais Universitários iniciada ainda no governo Lula.
 
Na prática o Hospital Universitário que aderir à EBSERH deixará de ter vínculo com as IFES de origem, ferindo a autonomia universitária. Os planos de saúde ganharão espaço privilegiado na estrutura dos HU´s diminuindo assim o espaço para o acesso ao SUS  e o trabalho dentro desses hospitais ficará ainda mais precarizado com a contratação sem estabilidade e a continuidade das terceirizações.

A criação da empresa terá impacto na saúde de Natal, que vive um caos, já que o Hospital Universitário Onofre Lopes e a Maternidade Escola Januário Cicco, por exemplo, estariam sendo geridos por essa empresa.
 
Assim, a Fasubra, Andes, Fenasps, Denem, Frente Nacional contra a privatização do SUS, CUT, CTB, CSP-Conlutas, UNE, Anel, Sinasefe e varias outras entidades estão organizando e apoiando o Plebiscito da EBSERH, para que toda a comunidade universitária possa dar a sua opinião a mais esse ataque do governo Dilma a saúde e a educação. O resultado do plebiscito será divulgado em Brasília, durante a marcha do dia 24 de abril.

O plebiscito em Natal já começou. No dia 9, durante o ato em frente à Assembleia Legislativa, centenas de pessoas votaram. Nesta sexta, o SINTEST-RN estará recolhendo as opiniões no Restaurante Universitário da UFRN.

O Sindsaúde-RN apoia o plebiscito. Veja abaixo os materiais necessários para fazer a coleta de assinaturas em seu hospital, disponíveis no site da Fasubra.

Lista de votação

Cédula