Fernanda Soares
Fernanda Soares

02/06/2022, 11h


Na tarde desta quarta-feira (01), ocorreu a votação do Projeto de Lei que garante o reajuste dos servidores da saúde da capital potiguar, na Câmara Municipal de Natal. O PL foi aprovado e de acordo com a gestão, os trabalhadores e trabalhadoras da saúde devem receber o salário do mês de junho já reajustado. O reajuste só foi possível graças à unidade e mobilização de todos os servidores e servidoras da saúde que lutaram durante 32 dias de greve. Enfrentamos chuva, sol, cansaço, assédio moral dos gestores nos locais de trabalho e os ataques da mídia que muitas vezes criminalizam o nosso movimento. A greve foi uma oportunidade para denunciarmos os absurdos que vivenciamos dentro das unidades de saúde.
 
Nós do Sindsaúde/RN reconhecemos que o reajuste concedido não repõe todas as perdas inflacionárias dos 8 anos sem nenhum aumento salarial. Mas entendemos que foi uma importante conquista da categoria, principalmente aos níveis elementar e médio que têm salários mais rebaixados.  Por isso, reforçamos que a luta continua para garantir um salário digno e condições de trabalho para todos e todas.
 
O próximo passo é agir dentro da SMS, SEMAD, Câmara Municipal e Prefeitura para acelerar a implantação das gratificações e adicionais quinquênios, insalubridade, adicional noturno e progressões,  e elaboração de um novo plano de cargos da saúde que realmente contemple a todos os profissionais, através da comissão permanente, criada por meio do movimento de greve. Estaremos iniciando ações, intervenções e visitas às unidades de saúde do município para manter a mobilização e cobrança da gestão municipal.
 
Reforçamos o chamado à unidade e à luta unificada. A nossa greve, que contou com o Sindsaúde/RN, Sindern, Soern e Sinfarn demonstrou que é possível derrotar os ataques da prefeitura e de sua gestão. Se depender da saúde o prefeito Álvaro Dias não vai ter um minuto de paz até o fim do seu mandato!