A greve começou unificada. Além do Sindsaúde, a passeata reuniu servidores de outras áreas, representados pelo Sinsenat, e os agentes de saúde e de endemias, que aprovaram hoje o início da greve, em assembleia convocada pelo Sindas. Os três sindicatos coordenaram a manifestação que parou o centro da cidade na manhã de hoje e reuniu cerca de 400 servidores.
VEJA AS FOTOS DA PASSEATA DE HOJE
Na prefeitura, os servidores se uniram aos estudantes, que estão acampados na rua desde a tarde desta segunda-feira, pelo passe livre. Cerca de 70 estudantes, convocados pela Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre), MPL e Revolta do Busão, entre outros movimentos, exigem que o projeto aprovado pela Câmara dos Vereadores, de autoria da vereadora Amanda Gurgel (PSTU) e dos vereadores Marcos Antonio e Sandro Pimentel (PSOL), entre em vigor. O prefeito Carlos Eduardo vetou o projeto e o devolveu à Câmara dos Vereadores, que agora deverá se pronunciar sobre o veto.
“O mesmo prefeito que diz que o passe livre é inconstitucional também afirma que não pode reajustar os nossos salários por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal. Estudantes e trabalhadores tem que se unir, pois inconstitucional é os direitos serem negados enquanto sobra dinheiro para a Copa do Mundo”, afirma Célia Dantas, diretora do Sindsaúde-RN.
Os servidores chegaram cantando palavras de ordem. “Estudante, pode lutar, os servidores estão aqui para te apoiar” e “Carlos Eduardo, o povo não se ilude, tem dinheiro para a Copa, mas não tem para a saúde”.
Em seguida, foi realizado um ato público em frente à Prefeitura, que teve as portas fechadas. Ao final, o Sindsaúde convocou os servidores para as próximas atividades:
- Quarta, 16/10
09h - Ato no Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste, contra a ameaça de fechamento.
(unificado com os demais sindicatos)
Em seguida, participação na audiência pública na Câmara dos Vereadores, sobre a constitucionalidade do projeto do Passe Livre - Quinta, 17/10
Ato público da greve e contra o leilão do petróleo
Concentração: 14h, no Sindsaúde - Sexta, 18/10
Assembleia dos servidores da Saúde de Natal
09h – Sindsaúde-RN
VEJA AS FOTOS DA PASSEATA DE HOJE
LEIA TAMBÉM:
[01/10] Paralisação em Natal força avanço, mas proposta não repõe a inflação