Thalia Varela
Thalia Varela

14/05/2025, 14h


Nos próximos dias 28 e 29 de maio os trabalhadores da saúde de Natal vão paralisar suas atividades por 48h, reivindicando o cumprimento da data-base da categoria que foi em março/25, reajuste dos vencimentos, além de outros pontos que integram a pauta da saúde natalense. Para iniciar as atividades, no dia 28/05 os servidores da saúde vão se concentrar a partir das 9h da manhã, em frente a Prefeitura de Natal, num ato público, que visa denunciar à população as perdas salariais dos últimos 11 anos que já ultrapassam o percentual de quase 80%. À tarde, uma comissão formada por servidores da base e pelos representantes de cada entidade (Sindsaúde/RN, Sindern, Sinfarn e Soern|) vão participar da reunião da Mesa SUS de Natal, marcada para às 14h no auditório do Departamento de Vigilância em Saúde. 

 

Já no dia 29/05, os trabalhadores da saúde filiados ao Sindsaúde/RN voltam a se reunir, mas desta vez no Auditório do Sindicato dos Bancários, às 9h da manhã, para participarem de uma Assembleia da categoria que visa repassar os informes e encaminhamentos discutidos na Mesa SUS, como também definir e aprovar os rumos da luta da saúde de Natal. Vale lembrar, que além do cumprimento da data-base e do reajuste de vencimentos os servidores também reivindicam: a implantação das gratificações; aprovação do PL dos Auxiliares de Enfermagem; suspensão do corte das gratificações; retroativo do piso da enfermagem; GEAUE para outros profissionais; devolução com mais de 120 dias de ATM; mudança dos auxiliares de farmácia e técnicos de nutrição para o plano de cargos da saúde; valorização farmacêutica; piso e insalubridade da radiologia e o concurso da saúde 2025.

 

A paralisação é uma ferramenta importante dos trabalhadores da saúde de Natal, que por muito tempo foram impedidos judicialmente de realizar essas mobilizações. Por isso, se você é servidor da saúde municipal se organize na sua unidade, chame seu colega de trabalho e participe da luta! Contamos com todos vocês!