Fernanda Soares
Fernanda Soares

23/08/2013, 14h


O dia começou movimentado no acampamento que, há 3 dias, os servidores da saúde em greve montaram em frente à residência oficial da governadora Rosalba Ciarlini (Rua Ministro Raimundo de Brito, 1891, Morro Branco – Travessa da Nascimento de Castro). Ao longo de toda a manhã, a movimentação foi crescente. Cerca de 200 pessoas encontravam-se no local.

Às 11h, os servidores assistiram uma palestra promovida pelo Ilaese (Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos), com o tema: "Assédio Moral e Direito à Greve". Foram abordados tópicos como: as consequências do assédio moral para a saúde dos trabalhadores, estratégias de proteção ao trabalhador e o assédio moral coletivo.

Vários servidores pediram o microfone e deram seus próprios depoimentos sobre situações de assédio moral vividas no ambiente de trabalho. Para Iara Farias, palestrante do Ilaese, “são várias as formas de assédio moral, inclusive entre trabalhadores de uma mesma hierarquia. É preciso se proteger e procurar ajuda legal”.

Logo após a palestra (e antes do almoço), os servidores inauguraram - com direito a muito batuque - a “Sala de Leitura” do acampamento. O espaço está aberto a quem quiser doar livros e revistas para amenizar a espera dos trabalhadores.

Na tarde de hoje, às 15h, a categoria realizará uma nova assembleia no acampamento, para discutir os próximos passos da greve.

Clique aqui e confira as fotos da 3ª manhã de acampamento.