Fernanda Soares
Fernanda Soares

18/05/2022, 16h


Os pacientes, acompanhantes e profissionais que trabalham no Hospital Municipal de Natal estão sofrendo com a falta d’água que atinge a unidade desde a madrugada desta quarta-feira (18), prejudicando o funcionamento e a realização de inúmeros procedimentos médicos no hospital. O motivo, de acordo com a denúncia realizada pelos trabalhadores do HMN, foi a bomba do hospital que quebrou e não consegue mais jogar água para a caixa d’água, e o local está totalmente desabastecido. 
 
Com a falta de água em todos os setores, os pacientes internados estão sem banho no leito e impossibilitados de utilizarem os banheiros, pois boa parte deles estão trancados, sem água para dar descarga. Os trabalhadores do Hospital Municipal de Natal também estão sofrendo com essa situação, além dos banheiros, sem a água o setor de imobilização da ortopedia está totalmente parado, pois o recurso é fundamental para realizar diversos procedimentos que exigem o mínimo de higiene e assepsia. Como também a limpeza do hospital, que por se tratar de um ambiente totalmente insalubre oferece diversos riscos à saúde das pessoas que transitam no local.  
 
De acordo com a denúncia dos profissionais, a Prefeitura de Natal já está ciente dessa situação caótica, e como medida paliativa está tentando abastecer a caixa d'água do HMN com um caminhão-pipa, mas até o fechamento desta matéria, na tarde desta quarta-feira (18), o problema ainda persistia e nenhum caminhão havia chegado na unidade. Prefeito Álvaro Dias (PSDB), a saúde de Natal merece respeito, água é um ítem básico para o funcionamento de qualquer local, a falta de água no HMN é uma vergonha, só escancara o descaso e o sucateamento da saúde na sua gestão!