Fernanda Soares
Fernanda Soares

19/12/2013, 16h


No dia 19, o Sindsaúde enviou moção à Justiça e ao governo do estado de Minas Gerais, exigindo a libertação e a retirada dos processos contra os operários Billy Joe Araújo Rosa, Marcelo de Carvalho Vieira e Paulo Cesar Gomes Duarte, presos desde 18 de março de 2013.

Os três são funcionários da empresa Enesa, que presta serviços para a Vale, e foram injustamente presos. Eles são acusados de terem provocado um incêndio nos alojamentos da empresa, no dia 12 de março, em Itabira (MG), durante a greve dos cerca de dois mil operários da empresa.

Ocorre que, neste mesmo dia 12 de março, estes trabalhadores encontravam-se a quilômetros de distância do local de onde aconteceu o incêndio. Eles estavam em Belo Horizonte, acompanhando uma audiência no TRT, que discutia a greve, iniciada no dia 06. A presença na audiência pode ser facilmente comprovada, o que torna a acusação completamente absurda.

Trata-se de uma arbitrariedade, eles estão sendo vítimas da tentativa de intimidar e criminalizar o justo movimento grevista deflagrado pelos operários. Enquanto trabalhadores seguem presos por mais de seis meses, apenas por lutarem por salários, empresários corruptores e políticos corruptos e gozam de ampla impunidade.