Fernanda Soares
Fernanda Soares

03/03/2023, 15h


Na última semana, repercutiu na imprensa o caso de um jovem autista que não recebeu assistência adequada na UPA Cidade Satélite. O vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o jovem em crise e a técnica de enfermagem segurando o suporte de ferro na tentativa de se defender. A profissional chegou a encostar o suporte no jovem e logo em seguida o paciente agrediu fisicamente a trabalhadora com socos no rosto.
 
Nas redes sociais, a trabalhadora foi bastante criticada pela conduta e de fato entendemos que houve erro na contenção. No entanto, para nós do Sindsaúde/RN, a responsabilidade de situações como essa acontecer com frequência é da gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que não garante condições de trabalho e capacitação para que os profissionais das UPA’s ofereçam atendimento especializado. 
 
Culpar uma trabalhadora da saúde que enfrenta condições precárias de trabalho, sobrecarga e falta de preparo é fechar os olhos para a realidade que a saúde de Natal enfrenta: abandono, sucateamento, precarização, falta de estrutura, insegurança e déficit de profissionais. 
 
Nós do Sindsaúde/RN lamentamos que o jovem autista e sua mãe tenham passado por esse tipo de situação, nos solidarizamos com a família e ficamos à disposição desta e de qualquer outra família que se encontra nessas condições. Mas, também, nos solidarizamos com a profissional que sofreu as agressões. Acreditamos que casos como esse deixem de acontecer quando a prefeitura do Natal priorizar a saúde pública. É urgente garantir condições de trabalho, atendimento especializado e mais atenção aos serviços de saúde mental. Os trabalhadores da saúde de Natal e a população que necessita de atendimento merecem respeito! Por uma saúde pública de qualidade!