Fernanda Soares
Fernanda Soares

19/07/2022, 10h


Nesta segunda-feira (18), a direção e assessoria jurídica do Sindsaúde/RN, participaram de mais uma reunião extraordinária da Mesa Sus Estadual para tratar das negociações quanto à nova lei da produtividade. Na ocasião também estavam presentes outros sindicatos integrantes da Mesa e a presidente da Comissão da Produtividade, representando a Sesap/RN.
 
Na reunião, foi apresentada novamente a proposta elaborada pela Comissão, bem como foram colocados os pontos de divergência. O Sindsaúde/RN mostrou sua discordância quanto a proposta, na medida em que não se propõe alteração na produtividade dos Médicos e Bucomaxilos que recebem por AIH (por procedimento) e nem da Produtividade do Nível Central, não melhorando em praticamente nada a Produtividade da grande maioria dos trabalhadores que recebem a Grep-SUS.
 
Após amplo debate foram tirados 03 encaminhamentos: a Presidente da Comissão da Produtividade, Avânia, ficou de levar na reunião ordinária da Mesa SUS, a ser realizada na próxima segunda (25), o levantamento quanto a Gratificação de Produtividade recebida pelos médicos, separando os orçamentos e o número de médicos que recebem por AIH (Grep-Med) e os que recebem a Grep-Sus; o impacto financeiro, retirando um mínimo possível  da Grep-Med e a Grep-Sad e o impacto para a melhoria na Grep-Sus, alem do impacto de incluir os servidores das áreas administrativas das unidades na Grep-Sad.
 
O Sindsaúde/RN deixou claro que não se pode mais postergar esse debate, de modo que espera até a próxima segunda e caso não se chegue a um consenso colocará os próximos passos da luta para que a base decida em assembleia.