Fernanda Soares
Fernanda Soares

14/12/2022, 09h


Na última quarta-feira (07), a gerente de vendas de 36 anos, Flávia Carvalho, foi vítima de uma emboscada feita por duas vizinhas ao sair de casa para trabalhar em Natal. Imagens da câmera de segurança do elevador do prédio mostram as agressoras deferindo golpes enquanto a vítima tenta entrar no elevador para escapar da violência que sofria. Conforme o relato feito à Polícia Civil, Flávia afirma ter sido chamada de "negra nojenta", "preta safada", e "que não merecia morar naquele local".
 
Confira as imagens 
 
Como resultado das agressões, a vítima teve edemas e escoriações leves no rosto. O caso ocorreu no condomínio Quatro Estações, no bairro de Candelária, e, desde então, Flávia se mudou com as duas filhas, uma menina com 9 e outra de 14 anos, para a casa de parentes, onde permanece até agora. Segundo as informações, as agressoras também são moradoras do condomínio e a vítima garante que já sofria implicâncias recorrentes desde que a vizinha se mudou para o apartamento ao lado do seu, há cerca de dois anos. 
 
O Sindsaúde/RN, como uma entidade totalmente comprometida com o movimento anti racista no Rio Grande do Norte, se solidariza com a vítima e lamenta profundamente que, apesar da ampliação do debate acerca do racismo no Brasil, ainda tenhamos que nos deparar com casos bárbaros como esse. É nítido o incômodo gerado por uma pessoa preta que tem condições de ocupar espaços antes predominantemente brancos e elitistas. No entanto, a luta segue se fortalecendo e nós não permitiremos que casos como esse se repitam. É urgente a punição devida das agressoras, bem como o estabelecimento de medidas protetivas que garantam que Flávia possa voltar em segurança para sua própria casa. No país que mata um jovem negro a cada 23 minutos, cada ação importa. Pelo direito de ser e existir das pessoas pretas, não nos calaremos. 
 
  • Não é um caso isolado: 
 
O humorista e músico Eddy Junior, de 28 anos, denunciou pelas redes sociais, há cerca de um mês, que foi vítima de um ataque racista de uma vizinha do condomínio onde vive na Barra Funda, Zona Oeste da cidade de São Paulo. No Instagram, o rapaz afirmou ter sido xingado de “macaco, imundo, feio, urubu e neguinho perigoso” ao tentar usar o elevador do prédio com a vizinha e a cachorra dele.  Nas imagens, a mulher aparece discutindo com o humorista e se nega a subir no mesmo elevador que o jovem.
 
  • Resposta nas ruas: 
 
Nesta sexta (16), será realizado um ato em solidariedade a Flávia Carvalho, vítima de racismo e agredida fisicamente por vizinhas na última quarta (7), em Natal. A manifestação será em frente ao Condomínio Residencial Quatro Estações, na Av. das Brancas Dunas, 65, Candelária, às 17h. Participe!