Fernanda Soares
Fernanda Soares

22/09/2022, 13h


O Sindsaúde/RN vem a público repudiar a atitude antisindical por parte do Enfermeiro Raniery, Coordenador chefe do setor de enfermagem do SAMU Metropolitano, que durante a paralisação nacional em prol da implantação do piso salarial da categoria, realizada nesta quarta-feira (21), assediou os trabalhadores que aderiram à paralisação e até mesmo os que tinham trocado plantão, ameaçando puni-los por abandono de plantão e demissão. 
 
Para nós do Sindsaúde/RN a postura do atual coordenador é lamentável e inaceitável, pois fere os direitos constitucionais dos trabalhadores de associação sindical, greve e de reunião (Art. 5º, XVI c/c 8º c/c 9º, da CF), além de atentar contra decisão soberana da categoria tomada após realização de assembleia específica que aprovou a adesão à Paralisação Nacional.
 
Destaque-se que a realização da paralisação e mobilização foi devidamente comunicada, por ofício (Nº 680/22, de 16 de Setembro de 2022), à Coordenação Geral do Samu Metropolitano, sendo totalmente injustificada a atitude do profissional e um atentado contra uma categoria tão necessária e fundamental para o serviço de saúde pública e privada. 
 
A aprovação do Piso da Enfermagem traz dignidade e representa uma importante conquista para toda a categoria da enfermagem que há décadas vem lutando por reconhecimento e por salários dignos. É inadmissível que no atual cenário em que se escancarou a situação da saúde mundialmente, pessoas, que também fazem parte da categoria venham desmerecer e trabalhar contra a luta desses trabalhadores e trabalhadoras. 
 
Esperamos que o coordenador possa se retratar com os trabalhadores do SAMU Metropolitano e exigimos que nenhuma falta ou processo administrativo sejam imputados a esses profissionais. A enfermagem merece respeito!