O Sindsaúde/RN vem a público esclarecer e se retratar de uma denúncia divulgada nesta segunda-feira (22) envolvendo os profissionais da UPA Pajuçara. Esclarecemos que não houve, em momento algum, a intenção de desqualificar ou prejudicar a classe farmacêutica, tampouco qualquer outra categoria da área da saúde. Reafirmamos o nosso respeito a todos os profissionais que atuam no fortalecimento do SUS.
Na denúncia inicialmente publicada, acabamos por considerar apenas uma das versões dos fatos. Diante disso, reconhecemos a necessidade desta retratação, reafirmando que o Sindsaúde/RN é uma entidade comprometida com a verdade, com a responsabilidade e com a escuta das partes envolvidas.
Após escutar o lado dos farmacêuticos, constatou-se que o conteúdo da denúncia está relacionado a disputas internas na unidade, tratando-se, portanto, de uma questão que se encontra em instâncias competentes, como o Coren, e que foge à responsabilidade direta deste sindicato. Reforçamos que cabe ao Coren apurar e investigar os fatos relatados de ambos os lados cumprindo seu papel de fiscalizador.
Além disso, o desmonte da saúde pública de Natal promovido pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil) influencia no péssimo redimensionamento das unidades de saúde, impactada pelos anos sem concurso público, ampliando os conflitos nos ambientes de trabalho e gerando insegurança tantos para os servidores da saúde quanto para a população.
Diante do exposto, o Sindsaúde/RN pede sinceras desculpas aos profissionais farmacêuticos por quaisquer transtornos ou interpretações indevidas causadas. Reiteramos nosso compromisso com a ética, o diálogo e a defesa dos trabalhadores da saúde.