Fernanda Soares
Fernanda Soares

27/05/2014, 17h


Nesta quarta-feira (28), às 9h, os servidores da saúde do município de Natal se reúnem novamente em assembleia no auditório do Sindsaúde para decidir os próximos passos da greve que já dura 42 dias.

Na segunda-feira (26), os servidores também se reuniram em assembleia para avaliar as propostas feitas pelo secretário municipal de saúde, Cipriano Maia, na Mesa de Negociação do SUS, que ocorreu na última sexta-feira (23). A categoria também encaminhou novas atividades da greve, entre elas a assembleia de amanhã.

Apesar de avançar em três pontos de pauta, como a licença-prêmio e o envio de um projeto para corrigir a redução de salários da Enfermagem, após a jornada de 30 horas e o concurso público, a proposta da Secretaria Municipal de Saúde não avançou em pontos prioritários como o reajuste das gratificações, algumas com o mesmo valor há mais de 10 anos, e a segurança nas unidades. A proposta da Prefeitura é apresentar um estudo sobre o reajuste das gratificações em 90 dias.

Os servidores em greve reconheceram que a proposta da prefeitura é insuficiente e, por isso, votaram na continuação da greve e estão obstinados a fortalecê-la para que toda a pauta de reivindicação seja negociada.

"Já passamos por cima de vários obstáculos. Até da ameaça de corte de ponto nós passamos por cima. Então, não vamos enfraquecer a nossa greve, não vamos desistir. Vamos continuar lutando. Vamos continuar a greve", enfatizou a coordenadora geral do Sindsaúde, Simone Dutra.

A vereadora Amanda Gurgel também participou da assembleia e encorajou os servidores: "Temos que observar que os pontos específicos da saúde, infelizmente, não foram atendidos. Por isso, é muito importante que a categoria entenda isso e permaneça forte na luta", acrescentou a vereadora.

Portanto, os servidores continuam em greve cobrando, prioritariamente, os seguintes pontos da pauta de reivindicações:

 

1. Reajuste das gratificações

2. Por um plano de segurança das unidades

3. Defesa do reajuste de 18,34%

4. Garantia da licença-prêmio com as gratificações

5. Garantia das 30 horas da enfermagem sem redução de 25% de salário

6. Pagamento dos processos de quinquênio, adicionais de insalubridade e noturno, gratificações;

7. Mudança de nível devida, sem avaliação de desempenho

8. Publicação da portaria da Comissão de Revisão da Previdência

9. Concurso Público