Fernanda Soares
Fernanda Soares

21/01/2014, 17h


A reunião da Mesa Permanente de Negociação do SUS de Natal, prevista para ocorrer nesta terça-feira, 21 de janeiro, às 14h, não foi realizada, por falta de quórum. A reunião contou apenas com a presença de duas representantes da gestão municipal e de Célia Dantas e Paulo Roberto, pelo Sindsaúde.

Os outros três sindicatos que compõem a Mesa não compareceram à reunião, que foi finalmente suspensa, às 15h15. O secretário municipal, Cipriano Maia, estava em seu gabinete na SMS, e, segundo a representante da Secretaria, viria para a reunião, caso ocorresse.

A reunião desta terça iniciaria a discussão sobre a data-base. Em 2013, após as greves dos servidores, a Prefeitura determinou o reajuste de 8% nos salários, sem desconto da VICT. O Sindsaúde reivindicava a reposição da inflação (15%) e aumento real, pelos anos anteriores.

O acordo de greve previa o pagamento dos 8% em janeiro deste ano. No entanto, os vereadores encerraram o ano parlamentar sem aprovar o Projeto de Lei do reajuste e só retornam às atividades no dia 03 de fevereiro, em convocação extraordinária. “Foi muito ruim não ter ocorrido a reunião de hoje. O reajuste de janeiro já não virá nos salários, por conta da não aprovação na Câmara. Mas queremos o compromisso da Prefeitura de emitir uma folha complementar em fevereiro, com o pagamento retroativo”, afirmou Célia Dantas.

O Sindsaúde irá enviar ofício ao Gabinete do prefeito e às Secretarias, cobrando o pagamento retroativo. A próxima reunião da Mesa deverá ocorrer no início de fevereiro.