A reunião começou com uma apresentação da direção do Sindsaúde sobre a exclusão dos municipalizados. Com a incorporação de 50% das gratificações ao salário-base, realizada em 2012 e 2013, os servidores do estado que estão no Plano de Cargos passaram a ter três salários-base diferentes: um para os que recebem Jornada Especial; outro para os que recebem GAE; e outro para os que estão municipalizados. Os servidores municipalizados permaneceram com o mesmo salário-base de 2010, sem nenhuma mudança durante todo o governo Rosalba.
O Sindsaúde fez um histórico das últimas campanhas salariais e negociações, e apresentou um ofício da direção anterior, de 25/04/2012, no qual propunha que os servidores municipalizados não tenham direito à incorporação das gratificações. “Com isso, foi feita a separação da categoria. O Projeto de Lei deste ano que o governo enviou legaliza esta segregação”, afirma Rosália Fernandes, diretora do Sindsaúde.
Veja a galeria de fotos da assembleia
O sindicato assumiu novamente o compromisso de lutar pela isonomia entre todos os servidores. “Conseguimos nesta greve a isonomia aos aposentados e aos municipalizados de unidades 24h. Vamos continuar na luta, para acabar com essa distorção”, afirma Rosália. O Sindsaúde apresentou a proposta de ingressar uma ação judicial e fortalecer a mobilização dos servidores. A assembleia aprovou uma comissão de luta dos municipalizados, formada por cinco servidores, e um ato público na Sesap, no dia 29 de abril, às 09h. Também será solicitada uma audiência com os secretários de saúde do estado e do município.
Também foi criticada a dificuldade imposta pelo município e pela Sesap para o retorno dos servidores ao estado. “Tentei retornar, mas me disseram que não posso, porque sou muito nova. Onde já se viu isso?”, afirmou uma servidora, lotada na Maternidade das Quintas.
TODOS NA GREVE - Os servidores também aprovaram a adesão total à greve da saúde de Natal, exigindo condições de trabalho e o reajuste nas gratificações do município. “Imagina se todos os dentistas resolvessem parar ao mesmo tempo? Vamos parar, minha gente”, convocou Neuma, da Unidade Mista de Felipe Camarão, bastante aplaudida. Os servidores irão parar as suas atividades nos próximos dias e participar da agenda de greve da saúde de Natal.