Fernanda Soares
Fernanda Soares

01/09/2022, 10h


Nas redes sociais a quinta-feira é conhecida como o dia oficial das lembranças. Nesta quinta, (1), nosso #TBT é muito especial, pois traz alguns depoimentos dos (as) servidores (as) da base e resume os melhores momentos do Dia de Paralisação da Enfermagem do Rio Grande do Norte, organizado pelo Sindsaúde/RN no último dia 25. Na ocasião, os trabalhadores e trabalhadoras saíram às ruas pela implantação do piso salarial e pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro à Lei n°. 14.434/22.
 
Relembre:
 
O dia de luta teve início, em frente ao hospital Walfredo Gurgel, com uma apresentação do setor jurídico do Sindsaúde/RN que mostrava, com detalhes, as novas mudanças e os trâmites legais até a regulamentação do Piso. Os advogados também explicaram e tiraram dúvidas sobre as graves consequências do veto de Bolsonaro, que implica diretamente no congelamento do piso. Houve também um momento de descontração com um trio de forrozeiro que embalou a hora do almoço e, em seguida, a categoria saiu em caminhada em direção ao Shopping Midway onde estava marcado o ato público, às 15h. Segurando balões pretos, a enfermagem homenageou os trabalhadores e trabalhadoras que perderam suas vidas na pandemia.
 
Esse foi o primeiro ato a nível nacional contra o veto de Bolsonaro e pela cobrança da implantação do piso da enfermagem. Além de Natal e Grande Natal, a paralisação contou com a presença de trabalhadores de diversos municípios do RN, como Assú, Santana do Matos, Mossoró, Tenente Laurentino Cruz, Florânia, Poço Branco, João Câmara, entre outras regiões. Lembramos que o veto pode ser derrubado ou mantido pelos deputados e senadores até o dia 5 de setembro.
 
ASSISTA O MINIDOCUMENTÁRIO AQUI.