Fernanda Soares
Fernanda Soares

15/08/2013, 16h


Nesta semana, foi realizada em Brasília uma vigília nacional dos agentes de saúde e de endemias. Nos dias 13, 14 e 15, eles realizaram atos e protestos na capital, reunindo agentes de todo o país. A vigília é continuidade da caravana realizada em junho, quando cerca de 400 trabalhadores acompanharam uma audiência pública e pressionaram os deputados e senadores pelo projeto de lei do Piso Nacional da categoria. Na ocasião, o Sindsaúde-RN organizou um ônibus, com representantes de todo o estado.

No dia 13, os agentes ocuparam a Câmara Federal e pressionaram os deputados e conseguiram marcar uma reunião de uma comissão com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). No dia seguinte, quando a reunião estava marcada, os agentes chegaram a obstruir o corredor e as entradas da sala da comissão onde estava o ministro Padilha, para que ocorresse a reunião sobre o Piso Nacional. Na reunião, o presidente da Câmara se comprometeu a colocar em votação no dia 03 de setembro o projeto de Lei 7495/06, que regulamenta a profissão dos ACS e ACE. O projeto está no Congresso desde 2007.

Apesar da promessa, é necessário continuar com a mobilização, principalmente em um momento em que a redução do crescimento da economia tem sido usada pelos governos para cortar direitos e atacar os salários do funcionalismo. Assim, o Sindsaúde, que participou com da atividade com um diretor e dois trabalhadores da base*, seguirá apoiando os trabalhadores na luta pelo piso nacional da categoria.


* A diretoria do Sindsaúde enviou duas pessoas – o diretor Marcos Antônio (Santa Cruz) e o agente Carlos, de Caicó. Além disso, pagou ajuda de custo para hospedagem e alimentação a outro trabalhador da base, Jaiton, que custeou sua passagem.