Thalia Varela
Thalia Varela

13/01/2026, 15h


Dois mil e vinte e seis começou e o Sindsaúde/RN, mantendo o seu compromisso com a pauta de reivindicações da categoria, participou da primeira reunião do ano da Mesa SUS Estadual. Além dos informes repassados nesta edição, o sindicato também cobrou o calendário de pagamento dos servidores da saúde para 2026, como também, a devolutiva quanto ao aumento de carga horária. Em relação a esse último ponto, a CGETS avisou que neste momento estão concentrando os esforços na convocação dos aprovados no concurso, e por isso, este  assunto será pautado na reunião da Mesa SUS de fevereiro. 


Confira quais foram os informes repassados nesta edição! 


PROGRESSÃO FUNCIONAL

Outubro de 2025 (Avaliação 2024): São 269 progressões, com efeito financeiro para novembro/2025, publicada no DOE em 11 de novembro de 2025 e implantado em dezembro retroativo a novembro/25. 

Novembro de 2025 (Avaliação 2024): São 86 progressões, com efeito financeiro para dezembro/2025, publicada no DOE em 16 de dezembro de 2025. Encontra-se na SRH para autorização de implantação. 

Dezembro de 2025 (Avaliação 2024): São 42 progressões, com efeito financeiro para janeiro/2026. Encontra-se na Secretária Adjunta para acato e autorização.

REENQUADRAMENTO DOS APOSENTADOS

1º Lote dos Aposentados: são 477 vínculos reenquadrados, publicado no DOE em 30 de julho de 2025, com efeito financeiro retroativo a maio/2025, sendo implantado na folha de agosto/2025. 

2º Lote dos Aposentados: são 767 vínculos reenquadrados, publicado no DOE em 26 de setembro de 2025, com efeito financeiro retroativo a maio/2025, sendo implantado na folha de novembro/2025. 

3º Lote dos Aposentados: são 1.186 vínculos reenquadrados, publicado no DOE em 27 de novembro de 2025, com efeito financeiro retroativo a maio/2025, sendo implantado na folha de dezembro/2025. 

4º Lote dos Aposentados: são 514 vínculos reenquadrados, publicado no DOE em 30 de dezembro de 2025. Encontra-se na Copag para implantação na folha de janeiro/2026.

INCENTIVO A QUALIFICAÇÃO: 

Lote 24: Implantado com todos os valores retroativos, conforme servidores relacionados em portaria.

 Lote 25: Atualmente no Gabinete para publicação da portaria. 

Lote 26: Lote aberto no sistema para novas solicitações.


RETROATIVO DO PISO DA ENFERMAGEM (AGOSTO 2023): 

Foi informado na Mesa SUS, que após articulação da SESAP com o Ministério da Saúde, foi realizado o repasse de recursos destinados ao pagamento do retroativo referente ao mês de agosto de 2023 do Piso Nacional da Enfermagem, contemplando 5.284 vínculos. O valor total destinado a esse pagamento é de R$ 2.349.856,54. Neste mês de janeiro/2026, como já anunciado pelo Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Motta, será pago 70% do valor referente ao retroativo (agosto/2023). Segundo a SESAP, o repasse dos 30% remanescentes, está programado para o mês de fevereiro de 2026. 

INFORME SOBRE A REUNIÃO COM A DIREÇÃO DO HWG SOBRE DEMANDAS DA CME (CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO):

Os membros da SESAP que compõem a Mesa SUS informaram que se reuniram com a direção do Hospital Walfredo Gurgel, e na ocasião, a gestão da unidade apresentou estatísticas e registros que evidenciam uma redução de até 50% no volume de cirurgias. Durante a reunião, foi identificada dificuldade nas relações interpessoais entre servidores efetivos e terceirizados da empresa Justiz. Também foi informado que há três profissionais da empresa Justiz atuando diariamente na CME, mas persistem dificuldades de trabalho. Diante disso, ficou consensuado que a Secretaria de Estado da Saúde Pública exigirá o uso do ponto eletrônico e da escala da empresa Justiz, a fim de verificar o cumprimento integral das 12 horas de plantão. Além disso, a Cgtes realizará reunião específica para avaliar as relações interpessoais e alinhar os processos de trabalho, buscando maior integração entre as equipes.

Após o repasse das informações pela SESAP, o Sindsaúde/RN contrapôs com alguns argumentos, sobretudo no que diz respeito a sobrecarga de trabalho gerada aos servidores efetivos do hospital, devido ao fluxo de cirurgias realizadas pela empresa Justiz. Isso porque, foi denunciado mais uma vez pelo sindicato, que todos os pacientes das cirurgias eletivas realizadas pela empresa terceirizada ficam sob os cuidados dos servidores do Walfredo Gurgel, tanto no pré, como também no pós operatório. Visto que, a empresa só dispõe de profissionais terceirizados dentro da sala cirúrgica, deixando o paciente que deveria ser de sua responsabilidade, à mercê dos cuidados dos trabalhadores efetivos do HWG, que já são obrigados a absorver o fluxo de pacientes da urgência e emergência do hospital. De acordo com o relato de Fátima Luna, diretora do sindicato, além dessa questão, os servidores efetivos do Walfredo que trabalham na CME também absorvem o trabalho de preparação tanto do material específico (OPME) quanto os insumos básicos, como: compressas, crepons, látex, laps dentre outros materiais utilizados pela Justiz. Enquanto isso, os trabalhadores terceirizados só realizam a higienização dos materiais, deixando o resto do processo para os demais servidores efetivos. Ao fim da discussão, ficou encaminhado a participação da responsável pelos contratos com as empresas terceirizadas nos hospitais estaduais na próxima reunião da Mesa SUS, para que ela apresente detalhadamente às atribuições e horários que os profissionais terceirizados devem desempenhar nas unidades hospitalares do Rio Grande do Norte.