Fernanda Soares
Fernanda Soares

13/07/2022, 12h


O caso dramático da idosa de 92 anos, Maria da Hungria Bezerra da Paz, ganhou repercussão nas redes sociais graças a um vídeo da sua neta Polyana Cruz. Maria está internada há sete dias no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, aguardando uma cirurgia no fêmur que, conforme denuncia sua neta, ainda não foi realizada por falta de anestesia geral na unidade hospitalar. Em nota, a direção do Hospital negou a falta de anestésicos e informou que a cirurgia não foi feita devido à paciente não reunir condições clínicas adequadas.
 
Em um novo depoimento, exclusivo ao Sindsaúde/RN, Polyana rebate as informações repassadas pela direção e afirma que sua avó está sim regulada no sistema do SUS e que, além disso, ela teve acesso ao prontuário no qual não consta em nenhum lugar dizendo que ela não tem condições de fazer a cirurgia. No último sábado (9), Maria chegou a passar horas no centro cirúrgico aguardando o início do procedimento que foi desmarcado diante da informação da falta dos anestésicos. Funcionários do hospital informaram à família da paciente que existe apenas uma pequena quantidade do anestésico no centro cirúrgico e, sendo assim, só pode ser utilizado em casos de urgência e emergência. Tal informação foi confirmada pelo diretor do Sindsaúde/RN, João Morais, que esteve pessoalmente no hospital, na manhã desta quarta-feira (13), averiguando o caso e conversando com funcionários e familiares da paciente. 
 
Infelizmente o caso de Maria da Hungria é mais um, dentre tantos outros, reflexos do descaso do governo Fátima Bezerra (PT) com a saúde do estado. O apelo desesperado de Polyana representa a exaustão dos usuários do SUS que não aguentam mais ter que implorar por aquilo que é básico. Já se passaram mais de uma semana e nada de respostas para a família que sofre com essa espera interminável. Exigimos uma investigação rigorosa sobre esse caso e que o governo do estado se posicione diante do sofrimento dessa senhora. O Sindsaúde/RN seguirá acompanhando o caso.
 
Confira o vídeo