Fernanda Soares
Fernanda Soares

05/05/2014, 17h


Os servidores municipais da saúde de Natal, há 20 dias em greve, realizaram uma assembleia na manhã desta segunda-feira (5), quando aprovaram a continuidade da greve e um novo calendário de lutas. Em seguida, os servidores saíram em caminhada pela Av. Rio Branco e fizeram um ato em frente à prefeitura, para exigir a reabertura das negociações.

Na sede do executivo municipal, uma comissão formada por 5 servidores (2 dirigentes do Sindsaúde-RN e 3 representantes da base) conseguiu entrar e se reunir em audiência com o secretário Chefe do Gabinete Civil, Kleber Fernandes. Lá, os servidores expuseram suas reivindicações e questionaram a falta de diálogo que a prefeitura estabeleceu.

Após as falas dos servidores, o secretário se comprometeu a articular uma reunião com os servidores da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), a Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm) e a própria Secretaria do Gabinete Civil. A data para esta reunião será divulgada na próxima sexta-feira, 9 de maio, mas o secretário já adiantou que a reunião não contará com a presença do prefeito Carlos Eduardo.

A última tentativa de negociação com o governo municipal se deu no dia 22 de abril, na Sempla, mas a prefeitura manteve a proposta de 2% de reajuste (recusada amplamente pela categoria) e nem sequer tocou nos demais pontos de pauta, como a questão da segurança e da falta de condições de trabalho nas unidades.

Na ocasião, os servidores questionaram a falta de autonomia das secretaria e pediram que a próxima reunião tivesse a presença do prefeito: “Como se já não bastasse a demora de quase uma semana para se apresentar a data da reunião, sabemos que sem a presença do prefeito pouco se avança. Nós queremos resolver essa situação e não que ela seja empurrada com a barriga pelo governo”, afirmou Célia Dantas, diretora do Sindsaúde-RN

NOVO CALENDÁRIO DE LUTAS

Confira abaixo a nova agenda da greve da saúde municipal, aprovada na assembleia desta segunda (5):

 

Terça, 06 de maio

13h - Ato na Câmara dos Vereadores, pela aprovação do requerimento que bloqueia a reforma administrativa e o reajuste dos comissionados

 

Quarta, 07 de maio

08h - Mutirão de mobilização no Distrito Sul

Concentração: Sindsaúde

 

Quinta, 08 de maio

09h - Ato 30 horas da Enfermagem

Concentração: Assembleia Legislativa

 

11h - Acampamento na Câmara dos Vereadores 

 

Sexta, 09 de maio

09h - Debate sobre Assédio Moral

Local: Sindsaúde-RN

 

Sábado, 10 de maio

09h - Encontro Na Copa vai ter luta!

Local: Faculdade de Farmácia da UFRN (Próximo ao HUOL)

 

Segunda, 12 de maio

09h - Assembleia geral dos servidores da saúde de Natal e municipalizados

Local (indicativo): Sindsaúde-RN