Fernanda Soares
Fernanda Soares

26/06/2023, 11h


Os trabalhadores e trabalhadoras da saúde do RN não tem um minuto de paz. Mais uma vez, o governo  Fátima comete erros na condução do pagamento da folha dos servidores e servidoras da saúde. Dessa vez, o erro foi no pagamento da produtividade, que já vem acontecendo há meses, mesmo sendo uma cobrança do Sindsaúde/RN nas mesas de negociação do SUS. 
 
O pagamento da produtividade foi feito nesse sábado (24), no entanto, muitos servidores e servidoras estão relatando não ter recebido nada e outros receberam valores bem reduzidos como R$ 1 real. Diante dos inúmeros relatos, o Sindsaúde/RN questionou o erro à gestão e cobrou uma resposta. 
 
De acordo com Carlos Cerveira, subsecretário de RH da secretaria da Administração, o que ocorreu foi uma alteração no calculo do imposto de renda. Segundo o subsecretário, com essa nova alteração, o pagamento dos plantões eventuais de maio foi feito sem descontar o imposto  e por isso, houve esse desconto da produtividade. 
 
Para nós do Sindsaúde/RN, os trabalhadores e trabalhadoras da saúde não podem ser penalizados por erros da gestão que são constantes. Se houve erro e ia descontar algum valor na folha, eles tinham que preparar as pessoas e avisar que isso iria acontecer. E pior, teve MUITAS pessoas que não recebeu NADA. O governo não pode fazer essa bagunça com a vida dos trabalhadores e trabalhadoras que estão contando com esse dinheiro. Qualquer real a menos é um real que se tira da boca do trabalhador", enfatizou Rosália Fernandes, coordenadora do Sindsaúde/RN. 
 
É necessário que o governo faça a correção imediata de todos os pagamentos que houveram erros. É inadmissível que erros como esse aconteçam de forma constante. Isso é TOTAL falta de respeito com os trabalhadores e trabalhadoras da saúde e aposentados (as). Exigimos mais atenção e respeito com o pagamento dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Merecemos respeito!