Fernanda Soares
Fernanda Soares

30/01/2014, 14h


Nesta quarta-feira (29), as secretarias de Administração e de Planejamento anunciaram pela imprensa a data de pagamento dos salários (31/01) e o calendário de restituição das férias não pagas. Segundo o governo, o pagamento das férias será regularizado em fevereiro, quando também começarão a ser restituídas as férias não pagas, segundo a tabela abaixo.

DATA PAGAMENTOS
10  fevereiro Devolução férias de agosto e setembro/2013 e pagamento dos que vão sair de férias em fevereiro
10 de março Devolução das férias de outubro e novembro/2013 e pagamento dos que vão sair de férias em março
10 de abril Devolução das férias de dezembro/2013 e janeiro/2014 e pagamento dos que vão sair de férias em abril

 

Com isso, o governo quebra o compromisso que havia feito no dia 03 de dezembro, em audiência com o Sindsaúde, na Secretaria de Administração, com a presença da Sesap. (veja a ata da reunião aqui). Na ocasião, o governo anunciou a regularização dos pagamentos das férias a partir de janeiro e não em fevereiro.

Além disso, o governo também não incluiu no calendário de devolução as férias de julho de 2013.

Nesta quarta-feira, o Sindsaúde enviou ofício à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), questionando a ausência do mês de julho e protestando contra a quebra do compromisso assumido para janeiro. O sindicato aguarda a resposta oficial.

Nos próximos dias, o Sindsaúde irá fazer a denúncia junto ao Ministério Público do Rio Grande do Norte e prepara ações judiciais para a garantia do pagamento e das correções.

“O cronograma apresentado em dezembro já não era bom e o governo conseguiu piorar. As pessoas saem de férias e não podem nem descansar, ter lazer, porque não têm dinheiro. O governo está fazendo economia com o nosso dinheiro”, afirma Manoel Egídio Jr., vice-coordenador do Sindsaúde-RN.

“Nossa melhor resposta é a mobilização. Esse é mais um motivo para todos participarmos das atividades da campanha salarial deste ano e repetirmos a força que tivemos em 2013”, convoca Egídio.

Confira o calendário de luta aprovado na assembleia do estado