Fernanda Soares
Fernanda Soares

10/03/2014, 12h


O governo estadual cometeu uma série de erros na implantação dos 22% nas gratificações dos servidores aposentados. Uma das exigências da greve de 2013, a implantação foi efetuada no salário de fevereiro, para os servidores aposentados que recebem GAE ou Jornada Especial.

No entanto, o Sindsaúde recebeu inúmeras denúncias e teve acesso a contracheques que comprovam os erros do governo, principalmente no que diz respeito a incorporação dos 50% das gratificações ao salário-base. Os principais erros foram:

  • Reduziu os 50% da gratificação, mas não transferiu para o salário-base.
  • Reduziu os 50% da gratificação, mas transferiu apenas 25% para o salário-base.
  • Realizou a incorporação corretamente, mas não aplicou os 22%.
  • Não realizou a incorporação, nem aplicou os 22%.

Ou seja, os servidores aposentados foram prejudicados pelo governo. Depois de aguardarem 15 meses pela implantação do reajuste, desde que os servidores da ativa tiveram direito, alguns aposentados chegaram a ter redução de valores.

O Sindsaúde fez a denúncia junto à Sesap e à Searh e exigiu a correção dos pagamentos. Segundo a coordenação da folha de pagamento da Searh, será feita uma folha suplementar para corrigir os descontos indevidos.

O Sindsaúde exige ainda o pagamento do valor retroativo referente a estes 15 meses, conforme consta no acordo da greve de 2013.



Dúvidas sobre como calcular porcentagem? Acesse este site.