Fernanda Soares
Fernanda Soares

05/02/2013, 13h


Na tentativa de falar com o secretário estadual de saúde, Isaú Gerino, um grupo de servidores do Hospital de Santa Cruz esteve em Natal na segunda-feira, 04. Infelizmente o secretário se mostrou intransigente, mas um outro assessor da governadora, em contato direto com ela, conseguiu que a portaria fosse adiada por um mês,ou seja,passando a valer a partir do dia 1º de março.

Até lá será preciso definir a situação dos hospitais penalizados. A proposta é a estadualização do Hospital Regional Aluísio Bezerra em Santa Cruz.

Entenda o caso
O Governo Rosalba suspendeu imediatamente todas as gratificações recebidas “indevidamente” pelos servidores, mais precisamente, por todos aqueles que não preencherem os requisitos elencados nas legislações supramencionadas para percepção das gratificações dispostas no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, através da portaria nº 30/2013-GS Sesap de 25 de janeiro de 2013.
Tal portaria prejudica centenas de trabalhadores que recebem as gratificações que em muitos casos representa a maior parte da sua remuneração. ato prejudica servidores de pelo menos sete hospitais. Incluindo o de Santa Cruz, que é municipalizado. A coordenação regional do Sindsaúde fez um Ato Público naquela cidade.
O Sindsaúde quer saber exatamente o que será cortado e de quem. Hospitais que recebem as gratificações há mais de 15 anos não podem ter direitos cortados desta maneira. Entendemos ainda que mesmo que se tratasse de algo correto, o governo não poderia agir como vem agindo. Avisando num dia para valer no outro, sem que as pessoas possam se preparar. Há muitos com altas prestações, pois contavam com os salários recebidos. A saúde não é brincadeira e não pode funcionar dessa maneira.