Fernanda Soares
Fernanda Soares

30/10/2014, 12h


Na manhã desta quinta-feira(30), a Maternidade Januário Cicco realizou um mutirão para exame gratuito de mama.  Cerca de mil mulheres enfrentaram a fila para a realização da mamografia. A primeira a ser atendida precisou chegar às 15h da quarta-feira, pois temia não conseguir fazer o exame preventivo.

A iniciativa, que foi destaque no Bom Dia RN, faz parte da Campanha "Outubro Rosa" que conscientiza as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de algumas patologias na mama que pode levar ao câncer de mama.

Ao mesmo tempo em que mostra a resposta da população ao chamado para a realização de exames preventivos, a fila demonstra a incapacidade de oferecer o atendimento à população do estado.

Com o desmonte do Centro de Saúde Reprodutiva, em Natal, os exames que eram oferecidos no local, como mamografias, colposcopias e biópsias, deixaram de ser oferecidos e os pacientes ficam sem assistência.

O Centro oferecia 660 mamografias ao mês, agora é praticamente um prédio fantasma, e só oferece consultas médicas em algumas especialidades. Dos 150 servidores, apenas 30 permanecem no local, que passou para a administração da Prefeitura.
Pelo primeiro ano, o Centro não realizou mutirão no Outubro Rosa.


LEIA TAMBÉM
No Outubro Rosa, Centro de Saúde Reprodutiva continua sem exames