Fernanda Soares
Fernanda Soares

29/07/2013, 17h


A situação de caos na Saúde da Zona Norte só se agrava. Depois do fechamento da maternidade Leide Morais, da Unidade PSF Nordelândia e da interdição da Unidade Soledade I, a população sofre agora com a perda de mais dois pontos de atendimento.

Na última sexta-feira, 26, a Unidade de Saúde da Família de Nova Natal foi interditada pela vigilância sanitária e na manhã de hoje a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou a suspensão, a partir desta segunda-feira, 29, do atendimento no Centro de Saúde Bela Vista, em Igapó.

A Unidade de Saúde da Família de Nova Natal foi interditada pela vigilância sanitária na última sexta-feira (26) à tarde. No entanto, de acordo com os funcionários, na manhã de hoje a administração orientou a todos que realizassem os atendimentos normalmente.

A USF Nova Natal foi interditada por falta de condições de funcionamento. A sala de vacina e odontologia já tinham sido interditadas antes. Agora, o local está interditado por completo.

Na manhã desta segunda-feira, a gerente do distrito sanitário Norte I esteve na unidade com um engenheiro da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de avaliar a situação. De acordo com depoimentos de servidores, o objetivo da secretaria seria contestar a interdição da vigilância sanitária e liberar algumas salas para atendimento, mantendo a interdição parcial. A gerente do distrito sanitário informou que retornaria à tarde com a decisão a respeito do funcionamento nos próximos dias.

A diretora do Sindsaúde-RN, Andrea Alexandre, se reuniu com os funcionários da unidade no local. Durante a reunião, os profissionais se mostraram inconformados com a orientação da administração de trabalharem em local com riscos e pretendem não acatar caso esta decisão seja mantida.

No caso do Centro de Saúde Bela Vista, em Igapó, a secretaria municipal de Saúde não comunicou prazo para reabertura e informou que a população passará a ser atendida, a partir do dia 05 de agosto, na Unidade Saúde da Família Panatis.