Fernanda Soares
Fernanda Soares

27/05/2013, 15h


Nos próximos dias, a Câmara dos Vereadores de Natal e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terão três audiências públicas para discutir temas relacionados à crise da saúde e à desvalorização dos profissionais de saúde.

A ameaça de fechamento da pediatria do hospital Santa Catarina é um dos temas da audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Câmara de Natal, através de seu presidente, Fernando Lucena (PT), no dia 03 de junho, às 14h. Na ocasião, também será discutido o combate à dengue em Natal.

A pediatria do Santa Catarina, fundamental para os moradores da Zona Norte da cidade, está ameaçada de fechamento definitivo, segundo informações da própria Secretaria de Saúde do Estado. O fechamento da pediatria já motivou a realização de um ato público no dia 22 de abril, promovido pelo Sindsaúde, SinMed e o Fórum Norte-riograndense em Defesa do SUS e Contra as Privatizações. “Vamos intensificar a campanha, com adesivos, abaixo-assinados e a mobilização dos trabalhadores e da população da região”, afirma Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde e funcionária do hospital.

A Câmara de Natal também terá outra audiência sobre a saúde, promovida pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL). Com o tema “A redução da mortalidade materna”, a audiência discute a crise nas maternidades e será realizada no dia 28 de maio, às 09h.

Já a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá uma audiência pública sobre a “Situação da carreira médica no Rio Grande do Norte”, na quarta, 29 de maio, às 14h30. A audiência, proposta pela Comissão de Saúde e por seu presidente, deputado Antônio Jácome (PMN), está sendo divulgada também pelo Sindicato dos Médicos (Sinmed).

“Todos estes espaços são importantes para mostrarmos o caos da saúde pública do estado e levarmos nossas reivindicações. Mas o mais importante é a mobilização da categoria e dos trabalhadores, que dependem do SUS e estão sofrendo nas mãos dos governos”, afirma Simone Dutra.