Fernanda Soares
Fernanda Soares

19/05/2022, 09h


Os pacientes e trabalhadores (as) do Hospital Municipal de Natal estão, desde a manhã da última quarta-feira (18), sofrendo com a falta de água na unidade. Após a denúncia realizada pelo Sindsaúde/RN o abastecimento retornou, mas, poucas horas depois, foi interrompido novamente. Segundo as informações dos servidores (as), a unidade encontra-se sem água desde às 22h da quarta-feira (18) e até o presente momento, desta manhã de quinta-feira (19), ainda não foi restabelecido. A fim de não paralisar os atendimentos por completo, pacientes e trabalhadores (as) compraram água mineral para garantir o mínimo de higienização dos processos.  
 
O motivo, segundo a coordenação de enfermagem do hospital, ainda é a  bomba d'água que quebrou e ainda não foi consertada. Os problemas causados pelo desabastecimento são muitos e já foram denunciados por aqui, como por exemplo: falta de banho no leito para 
 pacientes internados, pacientes e funcionários (as) impossibilitados de utilizarem os banheiros, paralisação do setor de imobilização da ortopedia - que na noite da quarta-feira encontrava-se lotado- uma vez que todos os procedimentos exigem água, seja para o próprio manuseio dos materiais, seja para garantir o mínimo de higiene e assepsia, a limpeza do hospital é fortemente prejudicada e, segundos os trabalhadores, os laboratórios também ficam impossibilitados de realizar exames de várias naturezas, pois não é possível fazer a higienização dos materiais necessários à coleta e realização dos serviços.   
 
Eliene Guedes, que aparece em um vídeo gravado na noite da quarta-feira, denuncia a situação lamentável do hospital. Ela esteve acompanhando sua neta durante a realização de um procedimento no setor de ortopedia e assim como vários outros pacientes e funcionários, precisou comprar por conta própria água mineral para garantir o atendimento da neta. “Aqui está um absurdo! Alguém precisa tomar uma providência!”, desabafa nas imagens. A promessa da coordenação de enfermagem do hospital é que o restabelecimento da água volte ainda na manhã desta quinta-feira (19), no entanto, os (as) servidores (as) se queixam também da demora para receber informações sobre a causa da falta de água e, principalmente, da omissão da coordenação em orientar como proceder com os pacientes sem água, a primeira explicação chegou apenas 24h depois do problema começar. Aqueles pacientes que buscaram atendimento na manhã da quarta-feira foram orientados a retornar à noite, porém, durante à noite faltou água novamente, o que gerou superlotação nos setores e indignou todos que estavam presentes. 
 
Mais de 24h de falta d’água em uma unidade do porte do Hospital Municipal de Natal, é o cúmulo do descaso, prefeito Álvaro Dias (PSDB). Como é possível oferecer o mínimo de dignidade no atendimento da população sem um recurso básico como água? E mais ainda, como lidar com essas situações extremas sem o mínimo de orientação vinda da coordenação dos setores? São essas as perguntas que os trabalhadores e trabalhadoras do Hospital Municipal de Natal fazem nesse momento, abandonados e lidando por conta própria com um problema que nem é culpa deles.  Exigimos a resolução imediata dessa questão, pois é impossível seguir com os atendimentos dessa forma. Água é mínimo!  Basta desse sucateamento!