Thalia Varela
Thalia Varela

13/01/2026, 14h


Todos os dias, o Sindsaúde/RN recebe inúmeros questionamentos e dúvidas à respeito da convocação dos candidatos aprovados no último concurso da saúde estadual que ocorreu em 2025. Desde o ano passado, já era de conhecimento público que a SESAP iria convocar cerca de 1.865 profissionais até janeiro/26, sendo este quantitativo fruto de uma decisão judicial que obriga o Governo do Estado a substituir todos os contratos temporários COVID do processo seletivo de 2020 e 2022.

Confira detalhadamente como está a situação das convocações por cada tópico: 

SUBSTITUIÇÃO DOS CONTRATOS TEMPORÁRIOS: 

Até o momento, a SESAP informou que já convocou 1.595 profissionais aprovados no concurso para substituir as vagas dos contratos temporários Covid de 2020 e 2022, (confira ao final do texto, todos os cargos que já foram convocados detalhadamente). Agora, restam cerca de 270 contratos temporários que referem-se a cargos de nível fundamental, para os quais não houve mais concurso público para provimento, motivo pelo qual não há como operar a substituição, sendo 95 copeiros, 9 cozinheiros, 110 higienistas hospitalares e 56 maqueiros. Para estes casos, a Secretaria Estadual de Saúde informou que esses cargos serão substituídos por profissionais das empresas terceirizadas que já atuam nas unidades de saúde do Estado. 

Mesmo tendo ciência das terceirizações das atividades-meio nos hospitais públicos ao longo dos anos, o Sindsaúde/RN reforça, mais uma vez, seu posicionamento contra as terceirizações na saúde pública. Uma vez que, entendemos que tratam-se de vínculos frágeis, precários, e que não garantem direitos básicos aos trabalhadores que atuam nesses locais. Uma prova disso, são as constantes denúncias que o sindicato recebe sobre atraso de salários, vale-alimentação, férias, vale-transporte e décimo terceiro por parte dessas empresas terceirizadas para com seus trabalhadores. Defendemos um SUS 100% público e de qualidade para todos!

VACÂNCIAS: 

No caso da convocação de novos servidores por motivo de vacância, a chamada está suspensa por recomendação recente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que proferiu na última semana de dezembro/25, uma decisão que proíbe o Estado aumentar gastos com a folha de pessoal. A SESAP informou na Mesa SUS que eles já estão preparando um estudo, para contra argumentar a decisão do TCE, no sentido de mostrar que existe a necessidade de contratação de outros profissionais que não foram contemplados na substituição dos contratos COVID. O Sindsaúde/RN enfatizou que é extremamente necessário a substituição imediata das vacâncias, pois se não os serviços de fato vão parar, “pessoas pediram exoneração, se aposentaram, faleceram, se não tiver uma substituição os serviços não terão condição de continuar, tem unidades de saúde que já estão trabalhando no seu limite, na sobrecarga, essa substituição das vacâncias precisa ser imediata, não tem que entrar nesse limite prudencial, porque é vacância isso é um direito!”, afirma Rosália Fernandes, diretora do sindicato. 

VACÂNCIAS DAS FUNÇÕES E CARGOS QUE NÃO FORAM CONTEMPLADOS NA CONVOCAÇÃO DA SESAP: 

O Sindsaúde/RN, já havia pautado nas reuniões da Mesa SUS, ainda em 2025, sobre o atual funcionamento, riscos e prejuízos relacionados à falta de vários tipos de profissionais na rede estadual de saúde. Especialidades como Auditores hospitalares, Assistentes Sociais, Psicólogos, Bucomaxilofacial, Técnicos em Necrópsia, Técnicos em Nutrição e tantos outros profissionais importantíssimos para a garantia dos serviços, ficaram de fora desta convocação das substituições dos contratos Covid. E a situação se agrava ainda mais, pois não existe sequer uma previsão para a convocação das vacâncias destes cargos, devido uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado.  

Para exemplificar a situação, no caso do SVO - Serviço de Verificação de Óbito, já se passaram mais de 25 anos desde o último concurso para o órgão, e mesmo com o alto déficit de profissionais, a unidade não será contemplada com novos servidores desta convocação. O Sindsaúde/RN ficou de repassar à SESAP uma lista atualizada com o número de vacâncias existentes no órgão, para que seja identificado e, quando possível, substituído. Quanto aos Técnicos em Nutrição, o Estado enfrenta hoje uma escassez severa desses profissionais efetivos, e mesmo assim, não houve substituições para repor estes profissionais, pois não haviam contratos temporários Covid para estes cargos. A SESAP reforçou ainda que, quando for autorizada, só poderá substituir as vacâncias pelos cargos de origem, independente da função desempenhada. 


AGENDAMENTO NA JUNTA MÉDICA: 

O Sindsaúde/RN explanou na Mesa SUS sobre às inúmeras reclamações à respeito da dificuldade dos aprovados no concurso em agendar um atendimento na Junta Médica da SEAD. De acordo com os relatos, mesmo tentando em diferentes horários e por horas seguidas, os profissionais não conseguem marcar o atendimento, o que causa aflição e insegurança aos convocados, uma vez que o prazo de 30 dias para homologação da vaga vencerá nos dias 25 e dia 31 de janeiro. Algumas das justificativas repassadas ao sindicato foram à respeito da quantidade de feriados e pontos facultativos no início do ano, além de situações pontuais onde foi constatado apenas um médico para fazer as avaliações, quando deveria ter pelo menos 2 profissionais. A SESAP informou que está em constante contato com a SEAD, e garantiu que nenhum candidato será prejudicado, e que todos que necessitam da avaliação da Junta Médica serão atendidos. 


CONFIRA DETALHADAMENTE TODOS OS CARGOS QUE FORAM CONVOCADOS ATÉ O MOMENTO: 

Ao todo, foram mais de 1,7 mil profissionais concursados. 


7ª REGIÃO DE SAÚDE (733 profissionais): técnicos em enfermagem (502), técnicos em farmácia (4), técnicos em laboratório (49), técnicos em radiologia (34), biomédicos (20), farmacêuticos/farmacêuticos bioquímicos (44), fisioterapeutas (19), médicos clínicos gerais (11), nefrologistas (7), e enfermeiros (43). 

DEMAIS REGIÕES DE SAÚDE DO RN 862 PROFISSIONAIS (sendo 428 Oeste, 145 Seridó, 135 Alto Oeste): técnicos em enfermagem (593), técnicos em farmácia (7), técnicos em laboratório (52), técnicos em radiologia (37), biomédicos (12), farmacêuticos(14), analistas farmacêuticos (19), fisioterapeutas (43), médicos clínicos gerais (13), cardiologista (1), enfermeiros (69), anestesiologistas (2).