Fernanda Soares
Fernanda Soares

16/02/2024, 11h


Todo carnaval tem seu fim! Mas o que não tem fim é o descaso do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) com a saúde de Natal. Um dia após a quarta-feira de cinzas, recebemos a denúncia da situação lamentável da Unidade de Pronto Atendimento da Cidade da Esperança. Segundo relatos, o banheiro feminino encontra-se com a pia quebrada e o banheiro masculino com a vaso sanitário inutilizável. Além disso, o balcão da sala amarela está totalmente insalubre e inadequado para preparar as medicações para os pacientes.
 
Infelizmente, essa é uma realidade de todas as unidades de saúde de Natal. A saúde está abandonada, assim como a educação e segurança. Isso porque, o prefeito Álvaro Dias utiliza a estratégia da política do pão e circo. Gasta milhões em shows, festas e eventos culturais com o objetivo de entreter a população e fazer com que ela esqueça dos problemas reais do dia a dia.
 
Nós do Sindsaúde/RN defendemos que a população tenha acesso à lazer e a cultura. Que a tradicional festa popular que foi o carnaval seja de todos e para todos. No entanto, não pode ser que outras áreas essenciais sejam esquecidas. O prefeito diz que não tem dinheiro para pagar a data-base dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, mas tem dinheiro para bancar shows milionários. Não recebe os sindicatos, mas recebe os artistas de fora com dancinha pra dar close. Além disso, a gestão se nega a garantir direitos como os quinqüênios, mudanças de nível, adicionais, gratificações e decisões judiciais que beneficiam os trabalhadores. Sem falar das péssimas condições estruturais, físicas e psicológicas em que os servidores da saúde enfrentam em seus locais de trabalho.
 
Basta de descaso, prefeito! A saúde merece respeito!