Fernanda Soares
Fernanda Soares

26/04/2023, 14h


Na última segunda-feira (24) foi realizada uma reunião Ordinária da Mesa SUS Estadual de negociações, a qual foi realizada na sede da SEAD/RN, com a participação do Presidente do IPERN, para tratar exclusivamente da pauta de greve relacionada aos servidores aposentados da Saúde.
 
Na reunião retirou-se os seguintes encaminhamentos:
 
1) Reajuste dos aposentados que foram inativados sem direito à integralidade e paridade, pelos índices do RGPS:
 
- O Presidente do IPERN, Nereu Linhares, comprometeu-se a finalizar a implantação dos reajustes pelos mesmos índices do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) até o mês de Outubro.2023.
 
2) reflexo do reajuste do novo PCCR no adicional noturno dos aposentados: 
 
- Dr. Nereu assumiu o compromisso de fazer o levantamento e correção do adicional noturno até a mesa sus ordinária do mês de Maio.2023.
 
3) Incentivo à qualificação para os aposentados:
 
- Verificou-se a necessidade de uma nova lei Estadual para disciplinar a matéria, ficando o Governo de fazer um Estudo do impacto financeiro, considerando as informações das avaliações de desempenho após 2006, e apresentar uma posição até o mês de Junho/2023;
 
4) Incorporação das gratificações ditas transitórias (Insalubridade, adicional noturno e localização geográfica) nas aposentadorias;
 
- O governo ficou de avaliar a possibilidade de acordo em relação à ação promovida pelo Sindsaúde-RN que objetiva a Incorporação das gratificações transitórias, e comprometendo-se a apresentar uma posição inicial e iniciar o debate na próxima reunião extraordinária da Mesa prevista para o dia 27.
 
Nós do Sindsaúde/RN seguiremos acompanhando o encaminhamento dos pontos, assim como, na cobrança para que todos os pontos sejam cumpridos. Além disso, iremos convocar uma nova reunião para discutir especificamente a situação dos aposentados.