Fernanda Soares
Fernanda Soares

25/04/2023, 15h


Na manhã desta terça-feira (25), a atividade da greve da saúde de Natal foi na 9ª Conferência Municipal de Saúde. Apesar do transtorno para entrar no evento, o movimento grevista conseguiu participar da atividade que contou com a presença dos gestores municipais e o secretário de Saúde, George Antunes. O diretor do Sindsaúde/RN, Flávio Gomes, fez parte da mesa de abertura e aproveitou para fazer uma fala denunciando a realidade da saúde de Natal e reforçando a necessidade do diálogo e da negociação com os sindicatos que dirigem a greve unificada. 
 
Com cartazes de “Estamos em greve” e uma faixa estendida em frente à mesa de abertura durante a fala do Sindsaúde/RN, os trabalhadores e trabalhadoras realizaram um protesto e puxaram palavras de ordem denunciado o prefeito de Natal, Álvaro Dias ( Republicanos).
 
A categoria está em greve dois dias e até o momento não há avanço nas negociações com a pauta da saúde. Os trabalhadores reivindicam o cumprimento da Data Base a partir do reajuste de 56,81 % para especialistas e 36,99% para todo restante da categoria; Insalubridade, revisão e atualização do PCCV, implantação das gratificações, quinquênios, adicionais e mudanças de nível. Além da manutenção das gratificações em questionamento ao entendimento da PGM quanto à suspensão das gratificações dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Por fim, se reivindica a convocação do cadastro reserva, a criação de uma comissão para acompanhar a implantação do piso da enfermagem no município e a instauração de uma Mesa de Negociação Permanente.