Nesta terça-feira (19), o Sistema Único de Saúde- SUS- completa 35 anos de implementação no Brasil. Após dois anos de implementado pela Constituição Federal de 1988, o SUS foi regulamentado pelas Leis nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, sendo recentemente atualizada pelo Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011.
O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo e atende cerca de 190 milhões de pessoas, sendo 80% delas dependentes exclusivas do sistema para tratar da saúde. Apesar de sua indiscutível importância por promover justiça social, atendimento e dignidade a todos os indivíduos, é um fato que essa conquista vem sendo desmontada, ao longo dos anos, com o avanço da privatização que, visando apenas o lucro, corrompe tudo o que envolve esse sistema que o Sindsaúde/RN sempre defendeu que fosse público e 100% estatal.
É necessário, portanto, que haja investimento governamental em recursos para a manutenção e ampliação de sua rede própria. Nesse contexto, enquanto entidade sindical, lutamos diariamente e incansavelmente pela melhoria das condições de assistência à população e valorização dos (as) trabalhadores (as) da saúde com a garantia de seus direitos e remuneração digna. Por fim, destacamos a importância de uma participação social efetiva, principalmente daqueles (as) que necessitam totalmente do seu pleno funcionamento.
Definitivamente, a defesa do SUS só se torna possível através da luta contra a sua privatização, pois o desfinanciamento do Sistema é uma forma de sabotagem que, ao atrapalhar a prestação de serviços com a qualidade e a rapidez desejada, beneficia os setores da iniciativa privada que lucram com a saúde e usufruem dos recursos públicos. A defesa do Sindsaúde/RN é, e sempre será, em defesa da vida. Em defesa de um sistema de saúde que seja PÚBLICO, UNIVERSAL E 100% ESTATAL.