Fernanda Soares
Fernanda Soares

25/10/2013, 15h


Na manhã desta sexta-feira (25), os servidores municipais da saúde de Natal realizaram a terceira assembleia da categoria, desde que a greve foi deflagrada no dia 15 de outubro. Cerca de 250 servidores compareceram ao auditório do Sinpol e, juntos, avaliaram a greve e aprovaram o calendário das atividades para a próxima semana.

Ontem (24), o Sindsaúde-RN foi notificado de decisão judicial, declarando a legalidade da greve dos servidores da saúde. Essa decisão fortalece a luta da categoria, que decidiu continuar com a greve por tempo indeterminado.

Entretanto, a decisão da Justiça determina ainda que os sindicatos mantenham 50% dos servidores trabalhando em todas as unidades de saúde, básicas e de pronto-atendimento. Em caso de descumprimento, os sindicatos terão que pagar multa diária de R$ 10 mil. Mas a assembleia aprovou que a assessoria jurídica do sindicato recorra desta decisão.

A diretora do Sindsaúde-RN, Célia Dantas, criticou a posição do Ministério Público de manter 50% dos servidores trabalhando nos locais de trabalho: “Se por um lado a justiça reconheceu legalidade da greve, por outro, tenta enfraquecer a mobilização mantendo os servidores nos postos de trabalho. É curiosa essa agilidade da justiça quando os servidores entram em greve. Por que a justiça não se mostra tão eficiente quando nós denunciamos os problemas das unidades?”, questiona a sindicalista.

Célia também fez questão de lembrar que, na maioria das vezes, a justiça demora anos para garantir que os servidores recebam alguma gratificação, insalubridade ou adicional noturno atrasado, direitos básicos que muitas vezes são negados.

CONFIRA A GALERIA COM MAIS FOTOS DA ASSEMBLEIA

Também foi aprovado que o sindicato faça uma listagem com os nomes dos diretores de unidades que pratiquem assédio moral ou que estejam impedindo a greve de acontecer. O Sindsaúde-RN pede para que os servidores entrem em contato com o sindicato e denunciem. A listagem dos nomes serão divulgadas em nosso site e Facebook e levados ao Ministério Público, para uma denúncia formal.

O sindicato ainda se comprometeu a organizar, assim que a greve acabar, uma comissão que possa acompanhar o andamento das denúncias feitas ao Ministério Público.

Por fim, o calendário de lutas da greve para a próxima semana foi aprovado por unanimidade. Teremos atividades em todos os dias da semana, inclusive na segunda-feira (28), Dia do Servidor Público. O Sindsaúde-RN faz um apelo para que a categoria participe das ações de luta e venha construir a greve. Confira a agenda completa:

A decisão da desembargadora Judite Nunes foi tomada em resposta ao pedido de liminar feito pela Procuradoria do Município, solicitando a abusividade da greve, ilegalidade, corte dos salários e multa diária, em caso de descumprimento.

 

CONFIRA O CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Segunda-feira, 28
10h - Panfletagem para a população.
Nordestão Santa Catarina

Terça-feira, 29
07h - Mobilização “arrastão”
Vamos percorrer as unidades, fortalecendo a paralisação, com cinco pontos de encontro: Sul, Oeste, Leste, Norte 1, Norte 2.

Quarta-feira, 30
II Marcha Unificada
08h - Concentração Sindsaúde-RN (Com informe da negociação de terça)
09h30 - Passeata
14h – Assembleia, às 9h, na sede do Sinpol (Av. Rio Branco)

Quinta-feira, 31
Ato unificado com a saúde estadual
09h30 - Ato em frente à Prefeitura e Assembleia Legislativa, com entrega do pedido de impeachment de Rosalba

Sexta-feira, 01
07h - Mobilização nas unidades, fortalecendo a paralisação, com cinco pontos de encontro: Sul, Sul, Oeste, Leste, Norte 1, Norte 2.

9h – Ato Público em Mãe Luíza

Segunda-feira, 04
09h – Ato Público SOS Saúde da Zona Norte (Ao lado do Nordestão Sta. Catarina).

Quarta, 06
III Marcha Unificada