Fernanda Soares
Fernanda Soares

20/01/2023, 14h


Infelizmente, a situação dramática da UPA Potengi não para. Na última quarta-feira (18), denunciamos o pedido de socorro dos trabalhadores e trabalhadoras da unidade que relataram duas mortes por falta de um aparelho de reanimação (ambu).  Para nós do Sindsaúde/RN, é inadmissível que pessoas percam a vida por causa do descaso da prefeitura de Natal que não garante insumos e equipamentos essenciais aos primeiros socorros. 
 
Já não bastasse esse descaso lamentável com a vida, a direção do Sindsaúde/RN recebeu nesta sexta-feira (20) mais uma denúncia sobre a pediatria da unidade. Segundo relatos, o banheiro encontra-se quebrado há três meses. Para piorar ainda mais a situação, na quarta-feira (18) com as fortes chuvas que ocorreram em Natal, a pediatria ficou totalmente alagada. 
 
Para nós do Sindsaúde/RN é um absurdo que a gestão do prefeito Álvaro Dias feche os olhos para a situação que está ocorrendo nas UPA’s e nas unidades de saúde de Natal. As unidades estão em um completo abandono e com graves problemas estruturais, além da sobrecarga de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. 
 
O sindicato visitou a UPA Potengi na semana passada e protocolou um ofício na SMS e no Coren para tratar da questão do dimensionamento de profissionais, principalmente, nas unidades de saúde 24h e também exigindo reparos estruturais nessas unidades que são tão sucateadas. 
 
Por essas e outras, a participação da categoria na Assembleia do dia 25 é de suma importância. Será às 08h, no auditório do Sinpol. Vamos debater essa e outras questões, participe!