Fernanda Soares
Fernanda Soares

21/05/2013, 14h


Neste sábado, dia 25 de maio, os diretores do Sindsaúde e os diretores das Regionais estarão reunidos no curso “Concepção, estratégia e prática sindical”, promovido pelo Ilaese (Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio-Econômicos), com o qual o sindicato mantém convênio para formação política e estudos específicos.

Este curso, com oito horas de duração, apresenta um histórico dos sindicatos, desde o seu surgimento até os dias de hoje, e o papel dos sindicatos na luta entre as classes sociais. “Os sindicatos surgem como resposta da classe operária às péssimas condições de vida e a exploração imposta pelo sistema capitalista. Vamos discutir o papel da luta sindical, inclusive os limites desta atuação”, diz Fernando Soares, o Nando “Poeta”, do Ilaese.

Além do registro histórico, sobre o início do sindicalismo, o curso vai discutir o processo de burocratização que os sindicatos atravessam, em contraste com as características do sindicalismo de luta visto em outros momentos, como nas lutas dos trabalhadores na década de 1980. “Muitos lutadores e lutadoras do novo sindicalismo se adaptaram e hoje são burocratas ou até mesmo mudaram de lado. A burocratização é uma ameaça real, para todos os sindicatos. Os diretores se afastam da sua rotina de trabalho, da base, e a cotidiano do sindicato faz com que, muitas vezes, se considerem donos do sindicato, acima da categoria. Contra essa ameaça, o remédio é formação política, combate aos privilégios, democracia e muito trabalho de base”, diz Rosália Fernandes, diretora de Formação Política do Sindsaúde.

O curso também terá uma parte dedicada ao debate sobre o governo federal, com os anos de governo do PT, e contará com vídeos, slides e muito debate.

 

Veja abaixo o cordel de convite ao curso

Nando Poeta

Você que é de luta
Não vacila, estuda
Pois pra nossa militância
É uma grande ajuda.
A teoria com a prática
Todo o lutador saúda.

Veja o curso como uma luta
Um combate decisivo.
Pois a armação teórica
Supera todo improviso.
Entender a realidade
Pra o militante é preciso.

Toda classe dominante
Pra ter a supremacia.
Não é só na força bruta
Nem na sua economia
Mas disputa a consciência
Impondo ideologia.

Por isso que nosso curso
Tem uma grande importância.
A teoria sem prática
Nossa ação não tem sustância.
A prática sem teoria
Nos deixa na ignorância.

Participe desse curso
Que o ILAESE organiza.
Concepção, estratégia
Toda prática se analisa.
Pra que o mundo sindical
Pela base se avaliza.